sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dérbi de Manchester encabeça final de semana de clássicos

Clássico de Manchester é o principal jogo deste final de semanaClássico de Manchester é o principal jogo deste final de semana
20/09/2013 , por [ Leonardo de Escudeiro ]
Após a realização da primeira rodada da Liga dos Campeões, os clubes europeus voltam suas atenções novamente às ligas nacionais. Recheado de histórias interessantes, o final de semana de futebol no velho continente terá confronto de irmãos, reencontro desconfortável entre jogador e torcida e clássicos regionais em várias ligas.
O maior destaque está na Inglaterra, que, além de apresentar o duelo londrino entre Chelsea e Fulham, verá as equipes de Manchester se enfrentarem no Estádio Etihad após ótimas estreias na Champions. Na Itália, dois jogões agitam o final de semana. Enquanto o Milan recebe o embalado Napoli, Roma e Lazio reeditam a final da Copa Nacional da temporada passada. Outro embate interessante acontecerá na França, onde os milionários Paris Saint-Germain e Monaco se enfrentam pela primeira vez na Ligue 1 após os grandes investimentos que receberam. Este será, sem dúvidas, um ótimo final de semana para se ficar em casa, deixar baladas e festas de lado e curtir o melhor do futebol europeu.

- Confira a programação de TV para o final de semana

O jogão
Manchester City x Manchester UnitedDomingo, 12h00 (Fox Sports)
Após boas estreias no meio de semana pela Liga dos Campeões, os rivais de Manchester se enfrentam neste dérbi, que pode ser importante mais para frente na luta pela taça. Desde antes do início da Premier League os dois times eram apontados como favoritos ao título, ao lado do Chelsea, e, dentro de campo, têm provado isso. Do lado do United, a boa notícia deverá ser a continuidade de Wayne Rooney no time titular. O treinador David Moyes elogiou o jogador e deu indícios de que pretende escalá-lo novamente. O City, por sua vez, não contará com David Silva, mas terá Vincent Kompany resguardando o gol desde o início do jogo. Como definiu Manuel Pellegrini, “é jogo de seis pontos”, mesmo com o Campeonato ainda em seu início.
Fique de olho também
PSG x MonacoDomingo, 15h55 (ESPN Brasil)
O jogo entre PSG e Monaco nunca foi considerado um clássico, mas a injeção de dinheiro que os times receberam nos últimos anos torna esta partida uma das mais esperadas da Ligue 1 nesta temporada. Recém-promovido à primeira divisão francesa e com reforços milionários, como Falcao García, James Rodríguez e João Moutinho, a equipe do Principado teve início bastante positivo no Francesão. Líder da competição, o clube comandado por Claudio Ranieri defenderá sua invencibilidade contra os parisienses, fora de casa, e podem perder a liderança para o adversário deste final de semana em caso de derrota.
Milan x NapoliDomingo, 15h40 (Fox Sports)
No San Siro, o Milan recebe o Napoli e terá um grande desafio pela frente se quiser conquistar os três pontos. Bem reforçado na janela de transferências, o time napolitano vive um ótimo começo de temporada, com três vitórias em três jogos no Campeonato Italiano e início também vitorioso na Liga dos Campeões, em que derrotou o atual vice-campeão Borussia Dortmund por 2 a 1. O Milan, por sua vez, não contará com Kaká, que retornou recentemente ao clube, mas já se contundiu. Com isso, a esperança de gols rossonera para chegar à segunda vitória na competição estará depositada na dupla Stephan El Shaarawy e Mario Balotelli.
Chelsea x FulhamSábado, 13h30 (ESPN Brasil)
Nos últimos dez anos, esse é o pior início de Premier League do Chelsea, e a derrota em casa para o Basel, da Suíça, pela Liga dos Campeões, colocou ainda mais pressão em cima de José Mourinho, que recentemente retornou ao clube de Stamford Bridge, recebido com muita festa pela torcida. O português sabe que o time precisa dar uma resposta em campo às críticas, e o clássico regional contra o Fulham é a oportunidade perfeita para isso. Isso porque os Blues não perdem para os Cottagers há 14 jogos no Campeonato Inglês. Além disso, o time da beira do Tâmisa venceu apenas na estreia do nacional e desde então empatou dois jogos e perdeu um.
Besiktas x GalatasarayDomingo, 12h55 (ESPN Brasil)
O dérbi local de Istambul é, sem sombra de dúvidas, o principal jogo do Campeonato Turco nesta rodada. O Besiktas lidera neste início de competição com quatro vitórias nos quatro primeiros jogos, e o Galatasaray, por outro lado, teve um começo irregular, especialmente se forem consideradas todas as estrelas do time, com apenas uma vitória nas quatro rodadas até agora disputadas. E a goleada sofrida para o Real Madrid por 6 a 1, jogando em casa, na estreia da Liga dos Campeões, certamente não deixou o time de Fatih Terim mais embalado para o jogo.
O reencontro
Irmãos BoatengSchalke 04 x Bayern MünichSábado, 13h30 (ESPN+)
Irmãos Boateng
Além do retorno de Manuel Neuer à Veltins Arena, de onde saiu para defender o rival Bayern Münich, outro reencontro marca o duelo. Os irmãos Kevin-Prince e Jérôme Boateng, revelados pelo Hertha Berlin, se enfrentarão após a polêmica na Copa do Mundo de 2010. Na época, o zagueiro do Bayern criticou o irmão pela entrada dura em Ballack, que tirou o alemão da disputa do Mundial na África do Sul. Duelo familiar à parte, o Schalke 04, de início instável na Bundesliga, espera quebrar a sequência de seis derrotas consecutivas para o Bayern. Com o fato de Pep Guardiola ainda estar implantando seu estilo de jogo no Bayern e a força da torcida de Gelsenkirchen, os comandados de Jens Keller têm a oportunidade perfeita para isso.
Vale uma zapeada
PSV x AjaxDomingo, 11h25 (ESPN)
Colados na parte de cima da tabela, PSV e Ajax farão um duelo interessante em Eindhoven. Os donos da casa ocupam a segunda colocação, com 12 pontos em seis rodadas, enquanto o time de Amsterdã vem logo atrás, com 11. Se, por um lado, o PSV terá a ausência do destaque Georginio Wijnaldum para o clássico, o Ajax estará desfalcado de sua torcida, impedida de viajar para o jogo pelo temor das autoridades de haver confrontos entre os torcedores dos dois clubes. Ambas as equipes chegam para a partida abatidas por suas estreias com derrotas pelas competições europeias. Enquanto o clube de Amsterdã foi goleado pelo Barcelona no Camp Nou, o PSV sofreu um revés surpreendente, em casa, para o modesto Ludogorets, da Bulgária.
O clássico
Roma x LazioDomingo, 10h00
Contente pela renovação do capitão Francesco Totti até 2016, a Roma terá a chance de se vingar de sua maior rival pela derrota na final da Copa da Itália da temporada passada. E o Derby della Capitale tem tudo para ser o melhor jogo do Campeonato Italiano até agora. Ambas as equipes tiveram bom começo no torneio. Os Giallorossi venceram as três partidas que disputaram até agora e lideram a competição ao lado do Napoli. A Lazio, por sua vez, foi derrotada apenas pela atual campeã Juventus e venceu os outros dois jogos. Sem Érik Lamela, transferido para o Tottenham, uma das maiores esperanças de jogadas perigosas para a Roma será Adem Ljajic, que chegou da Fiorentina. E do lado dos Biancocelesti Miroslav Klose é quem mais pode ameaçar a defesa rival. O alemão marcou três vezes nos seis dérbis locais que disputou.
O cara
Aaron RamseyArsenal x Stoke CitySábado, 11h (Fox Sports)
Desde que chegou ao Arsenal, Aaron Ramsey sofreu com muitas lesões e não teve boas sequências de jogos no time titular. Nesta temporada, no entanto, o galês está dando a volta por cima, deixando inclusive a fama de “assassino de celebridades” para trás. Com seis gols nos últimos sete jogos, embora seja um jogador que atue mais recuado, Ramsey ganhou muitos elogios nesta semana pelos dois gols contra o Sunderland e o tento marcado em Marselha, na estreia da Champions.
O brasileiro
Diego CostaValladolid x Atlético de MadridSábado, 17h00 (Sports+)
Diego Costa, do Atlético de Madrid
Quando Felipão convocou Diego Costa pela primeira vez para a Seleção, em março, o treinador foi duramente criticado, em grande parte pelo desconhecimento da torcida brasileira sobre o jogador. Neste início de temporada, no entanto, o atacante tem mostrado seu cartão de visitas de forma irrefutável no Campeonato Espanhol. Nas quatro primeiras rodadas, o jogador do Atlético de Madrid balançou as redes quatro vezes e, na artilharia, está atrás apenas de Lionel Messi, que marcou seis gols.
Passe longe
Almería x LevanteSábado, 13h (Sports+)
Se o Campeonato Espanhol é conhecido como “a Liga das Estrelas”, certamente não é pelos elencos de Almería e Levante. De um lado Neymar e Lionel Messi pegam o Rayo Vallecano em um jogo que promete muitos gols, assim como o Real de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale contra o Getafe. Do outro, Almería e Levante até poderiam protagonizar uma partida com as redes constantemente sendo balançadas, já que as equipes têm, respectivamente, a segunda e a terceira defesas mais vazadas da competição. No entanto, o péssimo setor ofensivo do primeiro – dois gols em quatro jogos – não deverá ajudar a fazer um placar elátisco.



Trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.