sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gauchão terá quatro clubes a menos em 2015, e FGF estuda nova fórmula

Francisco Novelletto, presidente da entidade, confirmou a mudança e afirma que ainda pensa em modelos para a redução de times

Por Porto Alegre

Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) 
 
Presidente da FGF confirmou mudança para 2015
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
Em meio à mobilização de jogadores contra o calendário apertado do futebol brasileiro, a Federação Gaúcha de Futebol já decidiu: o Campeonato Gaúcho de 2015 terá quatro clubes a menos na disputa.
Atualmente com 16 times, o Gauchão não pode ser modificado em 2014, de acordo com a FGF, devido ao Estatuto do Torcedor, que prevê o mesmo regulamento em competições durante dois anos consecutivos. Além disso, a próxima temporada, de Copa do Mundo, é considerada "atípica".

O presidente da entidade nega, todavia, que a mudança tenha ligação com a mobilização dos jogadores. Segundo Francisco Novelletto, a discussão está em pauta há cerca de três anos.

- É uma vontade antiga de Grêmio e Internacional, e é uma vontade nossa. Eles estão certos. Quando disputam a Libertadores, jogam o campeonato com time misto. E nós não podemos secar a dupla Gre-Nal - relatou ao GLOBOESPORTE.COM.
A fórmula para a redução ainda é estudada. A principal opção é um torneio no segundo semestre de 2014, para que haja a definição dos quatro clubes que não estarão na disputa. As novidades também podem mudar o modelo de competição, atualmente com dois grupos de oito times cada. Não há definição sobre as datas, mas, segundo Novelletto, o início do campeonato em 2015 deve seguir em janeiro.
O calendário atual do futebol no país será novamente discutido na próxima segunda-feira. Os 75 atletas que assinaram o manifesto pretendem se reunir com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o que foi divulgado pela entidade, a bola começa a rolar no território nacional no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial, que inicia oito dias depois.

Isso fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas em 2014, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.