sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Romeu Zema entrega respiradores e equipamentos em Governador Valadares para auxiliar no enfrentamento à covid-19

Foto: Marcelo Barbosa/Imprensa MG
O governador Romeu Zema entregou, na manhã desta quinta-feira (13/8), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, 14 respiradores invasivos que vão possibilitar a abertura de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 no município e na região.

Foram entregues também seis bipaps (respiradores não invasivos), quatro cardioversores e nove respiradores de transporte que vão beneficiar o Hospital Municipal de Governador Valadares e o Samu Consurge. Os recursos são provenientes do Governo de Minas e de repasses do Ministério da Saúde.

Durante a cerimônia de entrega, o governador Romeu Zema destacou o esforço que o Estado tem feito para melhorar o atendimento aos cidadãos. “O sistema público de Saúde de Minas Gerais está cada vez mais forte. Nos últimos cinco meses, conseguimos ampliar os leitos de UTIs em todo o estado em mais de 1.650 unidades. Hoje, o nosso sistema está muito mais fortalecido do que era no início do ano. Os mineiros não estão desamparados”, destacou Romeu Zema.

Legado

O secretário de Estado de Saúde, o neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral, ressaltou a importância das ações realizadas pelo governo para garantir uma estrutura assistencial devidamente aparelhada e permanente. “Fica um legado para a sociedade. O sistema de Saúde de Minas Gerais sairá muito melhor do que entrou nessa pandemia. Tínhamos 15 mil leitos de enfermaria, conseguimos passar para 20 mil leitos. E, em momento nenhum, passamos de 65% de ocupação desses leitos de enfermaria. Isso mostra que nossa estratégia foi acertada”, afirmou.

Do total de novos leitos de UTI viabilizados em Minas Gerais desde o início da pandemia, 48 estão na macrorregião de Saúde Leste. Antes, eram 22 unidades, número que passou agora para 70, o equivalente a um aumento de 218%. Hoje, o estado conta com 3.750 leitos de UTI na rede pública.

Investimento

Em quase cinco meses de pandemia, o Estado já repassou cerca de R$ 1,2 bilhão para estruturar a assistência de Saúde nos municípios mineiros. Equipar a rede pública é a prioridade do governo, tanto como estratégia para enfrentamento da doença quanto como ação de responsabilidade fiscal.

O montante investido é referente a compras de equipamentos, insumos e aparelhos fundamentais para uma melhor condição de atendimento. Além disso, Minas adquiriu 1.047 respiradores que estão sendo repassados aos prestadores.

Regularização fundiária urbana

Durante a visita a Governador Valadares, Romeu Zema também formalizou a entrega de 893 títulos de regularização fundiária urbana a moradores da região, atendendo nove bairros do município. Essa é a primeira entrega dos últimos nove anos e formaliza imóveis irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia e ao desenvolvimento.

A ação faz parte do programa Minas Reurb, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio do Idene. A regularização teve apoio também da Prefeitura de Governador Valadares e dos Cartórios de Registros de Imóveis locais.

Do total de títulos entregues, 655 fazem parte do Reurb Social, para famílias que recebem de 0 a 5 salários mínimos. Os beneficiados não precisaram custear a regularização do imóvel, recebendo oficialmente o registro.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou a importância da oficialização dos documentos.

“Estive em Governador Valadares, em março deste ano, mapeando as ações de trabalho para a execução do projeto. Ver hoje o resultado final é muito gratificante. Os titulares terão inúmeros benefícios, como vantagem de acesso ao crédito, comprovante de endereço, segurança jurídica e valorização do imóvel. O Governo de Minas Gerais reforça o compromisso em promover o direito à moradia”, destacou Passalio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.