sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Prefeitura de Ipatinga aplica testes rápidos em feirantes

Divulgação
Em mais uma medida preventiva contra a disseminação do Coronavírus, foi finalizada nesta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Ipatinga, a testagem de aproximadamente 100 profissionais que trabalham nas diversas feiras livres do município. A iniciativa busca identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.

Conforme o Decreto 9404/2020, publicado pelo Executivo no Diário oficial do município, na última terça-feira (18), no momento está liberado o funcionamento das feiras no sistema de rodízio, de segunda a sábado. A exceção é para o domingo.

“Diante dessa retomada das atividades do comércio lojista e da feira, se faz ainda mais necessário realizar a testagem dos profissionais, uma vez que eles vão ter contato com muitas pessoas. O objetivo principal é conseguir identificar alguém que esteja com o vírus e não apresente sintomas, podendo assim transmitir a doença”, explicou a referência técnica de Enfermagem do município, Fabiana Figueiredo.

Feirante há mais de 25 anos, Valdo Almeida de Souza aprovou a ideia da testagem na classe. “Lidamos diariamente com o público, principalmente no que diz respeito a atendimento. Então, é muito importante essa iniciativa da Prefeitura de testar os trabalhadores da feira. Se alguém estiver doente sem saber, deve buscar naturalmente a quarentena, para se proteger e também aos demais”, disse.

Testagem

Para a realização do teste rápido é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.

A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições físicas de pessoas principalmente entre membros das forças de segurança e saúde e profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, além de servidores municipais. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.

A Administração municipal frisa que Ipatinga hoje é uma das cidades do Brasil que mais realiza testes para identificação da Covid-19. “Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento mais de 22 mil testes para checagem de casos de Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados”.

Mais testes

A Prefeitura de Ipatinga também deu início, nesta quinta-feira (20), à testagem dos profissionais que trabalham no Ministério Público Federal. A previsão é de que sejam contemplados cerca de 60 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.