sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Mulher que não sabia de gravidez tem parto realizado às pressas em Coronel Fabriciano

Foto: Divulgação/PMCF

Primeiro parecer médico foi de cólica renal, pois ela tomava anticoncepcional injetável


Uma alegria inesperada. Enfermeiros, técnicos e médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS), em Coronel Fabriciano, na Região Metropolitana do Vale do Aço, se mobilizaram para realizar, às pressas, o parto de Maiara Teodoro, de 25 anos, que não tinha conhecimento da gestação.

Maiara disse que fazia o controle regular com anticoncepcional injetável. Ela deu entrada na UBS por volta das 8h, queixando-se de dor lombar desde a madrugada de sexta-feira. 

Segundo Fernanda Braga, médica da Saúde da Família, que prestou o atendimento inicial à Maiara e também ajudou na realização do parto, o primeiro parecer médico foi de que a paciente estivesse com cólica renal.

“Realizamos todos os procedimentos de consulta normal para os sintomas que ela apresentava. Examinei a paciente e decidimos usar o Sonar, que é um detector fetal portátil. Foram identificados batimentos cardíacos do feto. Como a unidade não é adequada para a realização de partos e não sabíamos o tempo exato de vida da criança, por precaução ligamos para o Corpo de Bombeiros e Samu para que eles encaminhassem a mãe até o hospital ou realizassem o parto, mas a criança nasceu antes da chegada de ambos,” afirma.

O bebê nasceu por volta das 10h30, forte e saudável – com 2,750kg e 46 cm. Apesar da surpresa, Maiara recebeu a notícia com alegria. Após o parto, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhou mãe e filha até o Hospital Vital Brazil, na cidade vizinha de Timóteo.

Para a gerente da Unidade de Saúde do Floresta, Aline Roque, a história teve um desfecho positivo, porque as equipes de Atenção Básica e Estratégia da Saúde da Família participam de uma série de capacitações voltadas para a área do pré-natal. “Claro que foi um susto para todos, mas com o trabalho em equipe e profissionais capacitados conseguimos contornar uma situação delicada. Estamos extremamente felizes com a experiência”, disse.

Acompanhamento

A Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano informou que tanto a mãe quanto a filha receberão todo acompanhamento necessário com uma equipe da Estratégia de Saúde da Família composta por enfermeiras, psicólogos, médicos clínicos, ginecologista e técnicos de enfermagem.

“As unidades de saúde do município ofertam um acompanhamento denominado com puericultura, que engloba vacinas, teste do pezinho, orientações sobre o cuidado com o recém-nascido, entre outros”, disse o comunicado.

Fonte: Estado Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.