sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Vereador de Ipatinga é preso suspeito de participar de esquema que recolhia e manipulava salários de funcionários

Divulgação
Outros três vereadores são investigados; segundo o Gaeco, entre as formas de aplicação do esquema, os legisladores faziam a retenção do cartão bancário do funcionário e manipulavam a folha de ponto.

Um vereador foi preso na tarde desta sexta-feira (15) em Ipatinga, no Vale do Aço, durante uma operação que apura crimes contra a administração pública. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a ação é motivada pela investigação que aponta que vereadores da cidade estariam contratando pessoas e recolhendo parte dos seus salários.

Além da prisão de Luiz Márcio Rocha Martins (PTC), a operação, batizada de Dolos, investiga outros três vereadores, que não foram detidos nesta fase. De acordo com o Gaeco, as fraudes eram aplicadas de três formas. A primeira delas no recebimento e entrega de valores em espécie ao representante do Legislativo por parte do funcionário contratado. A segunda modalidade era a retenção do cartão bancário, com o repasse de pequeno valor ao funcionário e manipulação na folha de ponto; muitos destes funcionários, segundo o Gaeco, eram "fantasmas".

"A terceira, o vereador determinava a realização de empréstimos bancários por parte de servidores com o saque e transferência para contas de interpostas pessoas que eram usadas como laranjas visando maquiar o real destino dos valores”, informou o Gaeco através de nota.

O que dizem os envolvidos

Até a publicação desta matéria, o G1 não conseguiu contato com representantes ou assessores do vereador Luiz Márcio Rocha. Os outros vereadores investigados pelo Gaeco foram procurados pelo G1, mas informaram que não vão se manifestar sobre o caso.

A Câmara Municipal de Ipatinga, por meio de nota, informou que durante as diligências da operação o prédio da instituição ficou fechado ao público para facilitar o trabalho policial. A Casa disse que se compromete com a busca da verdade e que "desde início das investigações, tem colaborado com as autoridades no sentido de garantir total transparência e isenção da instituição perante os fatos”.

O vereador Luiz Márcio Rocha foi levado para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho.

Fonte: G1 dos Vales de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.