quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Bolívia envia pedido para se juntar a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile por Copa de 2030

Foto: Reprodução/Twitter

Candidatura sul-americana, que começou apenas com argentinos e uruguaios, pode contar agora com cinco países do continente


A candidatura que era dupla, ficou tripla e tornou-se quádrupla pode virar quíntupla. A Bolívia pretende se juntar a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile no grupo que postula ser sede da Copa do Mundo de 2030. Uma semana após a adesão dos chilenos, o ministro dos Esportes boliviano, Tito Monãno, participou, nesta quarta-feira, de encontro com os demais países postulantes e manifestou seu desejo de também ser sede. Segundo o coordenador da candidatura, Fernando Marín, a participação boliviana será avaliada.

- Bolívia expressou seu desejo de participar. Escutamos seu ministro dos Esportes e tivemos uma conversa muito boa, mas a instância da decisão é dos chefes de estado. Seguramente o presidente da Bolívia (Evo Morales) levará isso aos presidentes respectivos que compõem a postulação - declarou Marín, após a reunião, que ocorreu em Punta del Este, no Uruguai.

De acordo com Fernando Marín, o presidente boliviano, Evo Morales, já enviou um pedido oficial aos demais chefes de estado de Argentina (Mauricio Macri), Uruguai (Tabaré Vázquez), Paraguai (Mario Abdo Benítez) e Chile (Sebastián Piñera). O jornalista Ariel Palacios ressalta um problema que envolve a possível presença boliviana: a altitude.

- É difícil imaginar seleções do resto do planeta aceitando jogar a 3.577 metros de altura no estádio Hernando Siles em La Paz, a capital boliviana...Em 2007 a Fifa havia proibido jogos internacionais a mais de 2,5 mil metros de altitude. Mas, perante as reclamações bolivianas, a Fifa anunciou uma exceção para o estádio Hernando Siles. E existe um estádio mais alto ainda, embora de menor tamanho, o El Alto, a 4.099 metros, sede do clube Always Ready.

A Copa do Mundo de 2022 será no Catar, e a de 2026, quando 48 seleções passarão a disputar o torneio, será dividida entre Estados Unidos, Canadá e México. Até o momento, a única candidatura oficial para receber o Mundial de 2030 é a dos sul-americanos.

Além dela, há a possibilidade de uma outra semelhante na Europa. Jornais do Velho Continente apontam que Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia planejam lançar uma candidatura conjunta. Inglaterra e Marrocos também estão na corrida por 2030. Os marroquinos, entretanto, poderiam se juntar a Argélia e Tunísia numa candidatura tripla.

Fonte: SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.