quinta-feira, 19 de junho de 2014

CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE 2014: ''Pontapé inicial'' aconteceu nesta quarta-feira na Sede da Liga

Três representantes de clubes compareceram a reunião nesta quarta-feira



José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso



Reunião aconteceu na Sede da LDBO


BELO ORIENTE - O primeiro pontapé para a realização do Campeonato Amador de Belo Oriente 2014 foi dado nesta quarta-feira (18) em reunião realizada na sede da Liga de Desportos de Belo Oriente (LDBO), onde houve o comparecimento de representantes de alguns clubes. A Reunião que teve o seu início por volta de 19h32 e contou com as presenças do Presidente da LDBO, Edson Martins de Almeida ''Dinho'', assim como José Geraldo (Secretário de Esportes do Município).

Oficialmente, no pleito apareceram somente 3 representantes de clubes, com destaque para o não comparecimento dos principais clubes da sede. Santa Tereza, Ajax, Oriente, Aluvaeira e Alto Galense não foram a entidade. Estiveram na sede da Liga, apenas os representantes do Braúnas (Marcinho - Presidente do clube e Davi  vice-presidente); Representando o Milan de Braúnas (Raimundo Souza) e Representando o Cachoeiro de Cachoeira Escura (Francisco).

Quem tomou a palavra logo no início do debate foi o Presidente Dinho que deixou bem claro o seu posicionamento quanto a realização do Campeonato Amador de Belo Oriente 2014 de forma federada. ''Não quero contar com número, quero contar com qualidade''. Disse. No prosseguir do pleito foi feito referência ao número de clubes participantes - fato este que também ficou claro, ao pronunciar sobre o orçamento a disposição da realização da competição.



ORÇAMENTO

Segundo informou o Secretário de Esportes, José Geraldo, foi aprovado uma verba de R$ 60 mil reais para que seja feito o Amador 2014 (ano passado a verba foi de R$ 55 mil reais). O Presidente da LDBO, Dinho, fez questão de frisar que o campeonato deste ano tem um orçamento para apenas 10 clubes. ''O Campeonato não é para 16 equipes. O nosso Campeonato tem um orçamento para a participação de apenas 10''. Disse.


SITUAÇÃO DOS CLUBES

Quanto a situação dos clubes que interessam em jogar o Campeonato Amador de Belo Oriente 2014 - foi um fato que gerou um longo debate entre a mesa. Edson Martins de Almeida fez questão de ressaltar a importância de estarem regularizados junto a Liga e a Federação Mineira de Futebol. A documentação completa dos clubes será algo imprecindível para participar do Certame. O Secretário de Esportes, José Geraldo, fez menção na proposta de se ter um Campeonato Federado, além de destacar a prioridade em atletas da cidade de Belo Oriente para jogar o amador. Cada clube estaria na liberdade de escrever vários jogadores de fora do Município, porém tendo a permissão de apenas três atuando por jogo.


CLUBES DE FORA DO MUNICÍPIO


Por parte dos representantes e envolvidos na reunião desta quarta-feira veio a colocação em referência sobre a participação ou não de clubes de fora do Município de Belo Oriente na edição do amador. De acordo com a discussão não seria viável, já que os interessados de fora da cidade teriam que arcar com todas as suas despesas, assim sendo, sem contar com o apoio por parte da Sede, além do já destacado posicionamento dos organizadores sobre o limite de equipes na participação do campeonato deste ano, o que descarta qualquer possibilidade de clubes ''vizinhos'' na disputa.


ARBITRAL


Antes do arbitral será marcada mais uma reunião (pré-arbitral)  na sede da entidade, para uma nova conversa com os clubes. O Campeonato que tem previsão de início em 10 de agosto e encerramento dia 9 de novembro.