sábado, 28 de junho de 2014

Sorte, trave e, Júlio César nas penalidades, ajudam ao Brasil que avança as quartas de final da Copa

Equipe de Felipão não teve atuação louvável e Chile acabou caindo nos pênaltis


José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso





Foto: UOL


Foi uma partida de mexer com os nervos de qualquer torcedor, que é patriota e louco pela seleção brasileira de futebol. O time canarinho entrou em campo neste sábado (28) contra a seleção do Chile, pela fase de oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2014. O futebol do time de Luis Felipe Scolari não correspondeu e durante todo o confronto a equipe não se achou em campo diante dos andinos.

Os brasileiros não estavam em uma tarde das melhores e contavam ainda na partida, com uma arbitragem confusa do inglês Howard Webb, que complicava os lances, invertendo infrações e anulando um gol legítimo do Brasil, marcado pelo jogador Hulk, alegando que o brasileiro havia tocado com a mão na bola.

Dentro de campo o que se via era uma equipe totalmente dependente de Neymar, que mais uma vez demonstrou ser o principal atleta da seleção. Quando a bola chegava no atacante ele conseguia desenvolver as jogadas, onde era somente parado nas faltas duras da equipe chilena, principalmente feitas pelo jogador Silva, que após 4 faltas, acabou sendo punido pelo cartão amarelo pelo árbitro do confronto.

O Brasil no primeiro tempo não se achava em seu sistema de ataque, com o jogador Fred completamente apagado em campo, chegando a ser substituído na etapa final pelo atacante Jô, que buscava em especial as jogadas aéreas. Nas oportunidades criadas pelos brasileiros na etapa inicial, o que se via era a boa atuação do goleiro chileno Bravo - recém contratado pelo Barcelona da Espanha e um dos pontos fortes do adversário canarinho.

O gol brasileiro saiu ainda no primeiro tempo, por intermédio de David Luiz, em jogada confusa dentro da pequena área. Mesmo com a vantagem, a seleção brasileira não mostrava um poderio no confronto e acabou sofrendo a igualdade ainda na etapa inicial, após vacilo de Hulk, que fez um mal recuo de bola para Marcelo e, na roubada de bola chilena, Alexis Sanchez mandou para o fundo das redes e colocou o placar em 1 a 1.

As duas equipes foram para o intervalo em igualdade no marcador e na virada para o segundo tempo quem voltou melhor foram os chilenos, com um futebol valente e sufocando a seleção brasileira. O time brasileiro que não viu a ''cor da bola'' na etapa derradeira e contava com a sorte para não ter sua rede vazada pelos algozes. 

Se no primeiro tempo o time do Brasil não se houve bem, com o Chile ''campeão'' na posse de bola, na segunda etapa o Chile criou jogadas perigosíssimas e por pouco não deixou os canarinhos de fora do Mundial ainda no tempo normal. Um dos maiores pecados da equipe de Felipão no duelo eram os passes errados em demasia, fazendo com o torcedor que foi ao Mineirão começasse até mesmo a vaiar o time, que constantemente tocava a bola para o sistema defensivo, estando assim o Chile marcando as saídas de bola brasileira.

Com o placar apontando 1 a 1, o Chile quase fez um ''Mineiraço'' após a bola de Pinilla bater no travessão já nos instantes finais. O lance deixou o estádio em apreensão total, com o time brasileiro quase sendo eliminado da Copa. Ao final do tempo normal e uma prorrogação de emoções fortes, tudo foi definido nas penalidades máximas.

Contando com o brilho do goleiro Júlio César nas cobranças de pênaltis, o time do Brasil avança a fase de quartas de final, enfrentando quem passar do duelo entre Uruguai e Colômbia, que se enfrentam no Maracanã, em partida iniciada às 17 horas. O goleiro brasileiro foi um gigante e conseguiu defender duas cobranças, contando ainda com bola de Jara decidindo a partida, ao bater na trave esquerda do arqueiro, em sua cobrança da marca da cal e o Brasil fazendo a festa no Mineirão, avançando as quartas de final do Mundial 2014. Nos pênaltis, a contagem terminou em 3 a 2 para os brasileiros, que mais uma vez elimina o Chile em uma Copa. Já pela quarta vez, com o fato tendo ocorrido também em 1962, 1998 e 2010.

O goleiro Júlio César que ao final do duelo foi eleito o melhor do jogo e chorou muito, comemorando a vitória e a classificação a fase seguinte. O Brasil que voltará a campo na sexta-feira, em Fortaleza, na sequência do Mundial da FIFA.  Para este jogo, o treinador Felipão não contará com o meia Luis Gustavo que tomou o segundo cartão amarelo no duelo contra o Chile.


FICHA DO JOGO

BRASIL 1 (3) X (2) 1 CHILE

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires) e Oscar (Willian); Hulk, Neymar e Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Chile: Bravo; Medel (Rojas), Francisco Silva e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal (Pinilla) e Mena; Vargas (Felipe Gutiérrez) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Data: 28/06/2014 - 13h
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)
Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Jô e Daniel Alves (Brasil); Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile)
Gols: David Luiz, aos 17 min, e Alexis Sánchez aos 31 min do 1º tempo