quarta-feira, 25 de junho de 2014

Chile é freguês do Brasil em Copas do Mundo

Três jogos e três massacres brasileiros 



José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso



Arte: CMD.pe


A seleção chilena tentará algo inédito nesta Copa do Mundo FIFA 2014, em duelo pelas oitavas de final, sábado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, a partir de 13h00 (horário de Brasília), contra o time comandado pelo técnico Luis Felipe Scolari.

O time do Chile jamais derrotou os brasileiros em jogos válidos por Mundiais, sendo em toda a história três confrontos, com três vitórias do time do Brasil e curiosamente por mais de dois gols de diferença, como aconteceu na própria Copa do Chile em 1962, na França em 1998 e na África do Sul em 2010.

Em 1962 o Brasil venceu pelo placar de 4 a 2 e no território do adversário, com gols anotados por Garrincha e Vavá (dois tentos cada um anotou). Aquele jogo foi pela semifinal e na sequência a taça ficou em mão canarinhas que ganhou na final da antiga Tchecoslováquia por 3 a 1, se tornando bicampeões do Mundo.

Em 1998, outro duelo em Copa do Mundo e mais uma vitória brasileira e por goleada novamente (4 a 1), pelas oitavas de final, com gols de Ronaldo e César Sampaio (cada um marcou duas vezes). Na final os brasileiros perderam por um sonoro 3 a 0 para a França - Fato este que rende polêmica até o dia de hoje.

Em 2010, Brasil mandou 3 a 0 nos chilenos, novo duelo pelas oitavas de final. Os gols brasileiros marcados por Robinho, Luís Fabiano e Juan. Em três jogos, em Copas do Mundo, Brasil venceu os três jogos, tendo anotado 11 gols e sofrido apenas 3.

No sábado uma nova partida colocará frente-a-frente os dois selecionados e o Brasil terá em mãos, agora atuando em casa, a chance de mais uma vez deixar os algozes para trás e a ver navios novamente em um Mundial. Os chilenos que já destacaram a vontade de eliminar os anfitriões, o que para eles seria algo memorável.