sexta-feira, 13 de junho de 2014

Com pênalti inexistente; Oscar inspirado e Neymar objetivo, Brasil vence a Croácia na estreia do Mundial

Seleção Brasileira começa com triunfo no Itaquerão, com show da torcida canarinha



José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso



Foto: UOL/Neymar foi decisivo


A seleção brasileira começou com vitória a sua caminhada rumo ao hexacampeonato mundial, após derrotar a seleção da Croácia por 3 a 1 nesta quinta-feira (12), no Estádio Itaquerão, em São Paulo. Antes da bola rolar houve uma cerimônia de abertura da competição, onde foram apresentados ao público um pouco da cultura nacional. A cerimônia, que também foi marcada pela apresentação dos cantores convidados ao evento - Cláudia Leite, rapper Pitbull e Jenniffer Lopez.

Passado o momento cerimonial, chegou a hora da bola rolar, com o zagueiro e capitão Thiago Silva visivelmente emocionado por jogar a Copa do Mundo e defendendo em especial o país anfitrião. Quando o árbitro japonês  Yuichi Nishimura apitou o início do duelo, não demorou muito tempo para acontecer o primeiro lance de perigo na partida, aos 45 segundos, com um chute de Kovacic, mas sem acertar o alvo.

A seleção croata que iniciou o jogo com uma marcação forte, principalmente nas saídas de bola do time brasileiro. O primeiro real lance de perigo da seleção comandada por Luis Felipe Scolari aconteceu somente após cruzamento de Marcelo e cabeceio do zagueiro David Luiz, sem levar muito perigo para o gol do goleiro Pletikosa.

Em outra tentativa, o meia Paulinho chutou de fora da área, mas a bola desviou na defesa croata e foi para fora, com o time canarinho ganhando escanteio, que após cobrado não resultou em gol. Até que veio o que ninguém no Estádio Itaquerão esperava - o gol da Croácia aos 10 minutos da etapa inicial. O time visitante saiu na frente, com um gol contra do lateral esquerdo Marcelo, que em uma infelicidade depois de cruzamento pela esquerda de Olic, acabou colocando para dentro da própria meta.



Foto: UOL/ Fred se joga na área e árbitro marca a penalidade


Depois de tomar o gol, o Brasil passou a buscar mais o jogo, na luta pelo empate e com o coração dos jogadores na ânsia de dar a vitória para os brasileiros que se faziam presentes no Itaquerão, chegando o público total de acordo com os dados divulgados a 62.103 torcedores, neste jogo de abertura.

Com o placar adverso, o que se esperava mesmo era um Brasil mais aguerrido, que porém sofria com a falta de objetividade na primeira etapa, principalmente a ligação do meio de campo ao ataque, com Fred totalmente apagado na linha de frente do Brasil. Mas os brasileiros tentavam e em uma destas oportunidades acabou perdendo a chance de empatar - com Oscar em chute de fora da área para a defesa de Pletikosa que se esticou todo na bola.

De tanto martelar, saiu o tão sonhado gol brasileiro, ainda no primeiro tempo, após chute de fora da área, atirado por Neymar, com a bola tocando o pé da trave e morrendo no fundo das redes croatas. Com a igualdade no marcador o time brasileiro saiu para o intervalo com um certo alívio, já que largara atrás na contagem.

O segundo tempo começou muito morno, mas reservava até o seu final muitas emoções, polêmicas e reclamações por parte das equipes. Daniel Alves cobrou falta e a bola passou acima da meta de Pletikosa, com muito perigo, sendo assim o primeiro real lance na etapa derradeira. Até que chegou aquele lance crucial em um jogo, onde o árbitro japonês marcou penalidade (inexistente), em cima do atacante Fred. Os jogadores da Croácia reclamaram muito indo pra cima do árbitro.



Após a marcação do pênalti, Neymar foi para a cobrança e marcou o segundo gol brasileiro. O goleiro croata ainda tocou na bola, mas não evitou a bola de ir parar no fundo da rede. Com o placar favorável, o time de Luis Felipe Scolari avançou ainda mais e passou a pressionar o adversário, em especial com as jogadas trabalhadas pelo meia Oscar que foi o melhor homem em campo do selecionado verde-amarelo.

Oscar simplesmente chamou a responsabilidade nas jogadas e quando as criavam levava perigo ao gol do goleiro oponente. No final, ele (Oscar) terminou coroado pela brilhante atuação, ao marcar o último gol brasileiro, em um chute de ''bico''.

Após a vitória de 3 a 1 sobre a Croácia, o time canarinho se prepara agora para o próximo compromisso no Mundial, enfrentando o México, na próxima terça-feira (17), no Castelão, em Fortaleza.



FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 1 CROÁCIA


Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Cartões amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)
Gols:
Brasil: Neymar, aos 28 minutos do primeiro tempo, e aos 25 minutos do segundo tempo;Oscar, aos 45 minutos do segundo tempo
Croácia: Marcelo (contra), aos dez minutos do primeiro tempo

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho (Hernanes); Oscar, Neymar (Ramires) e Hulk (Bernard); Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Modric e Rakitic; Perisic, Kovacic (Brozovic) e Olic; Jelavic (Rebic)
Técnico: Niko Kovac