sábado, 21 de setembro de 2013

Flu reage, empata com Coritiba e completa 6 jogos sem perder no BR

Rodrigo Paradella
Do UOL, no Rio de Janeiro
 
Após sair atrás no placar no Maracanã, o Fluminense reagiu e conseguiu empatar por 1 a 1 o confronto com o Coritiba, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado. Com o resultado, o Tricolor completou a sexta partida consecutiva sem derrotas na competição. Gum marcou o gol carioca na partida, enquanto Lincoln balançou a rede para os paranaenses.

O resultado, no entanto, não foi dos melhores para o Fluminense. O Tricolor tinha a chance de terminar a rodada até mesmo na sexta posição caso vencesse o Coritiba. Sem o triunfo, o time carioca se mantém no meio da tabela, ainda próximo da zona de rebaixamento e distante dos primeiros colocados.
 
21.set.2013 - Diguinho, do Fluminense, domina a bola observado de perto por Vitor Júnior, do Coritiba, em jogo no Maracanã  Ricardo Ayres/Photocamera
 
O Fluminense começou o duelo com razoável superioridade no Maracanã. Apoiado por sua torcida, o Tricolor dominava a posse de bola e as ações ofensivas do confronto, enquanto o Coritiba apostava numa postura mais defensiva. O time paranaense, por muitas vezes, se posicionava com 11 homens atrás do círculo central.

O Coritiba, no entanto, não abdicava de buscar seu gol. O goleiro Diego Cavalieri viu Vitor Júnior acertar seu travessão em cobrança de falta aos 15min. A reposição de bola no tiro de meta foi, inclusive, a primeira vez que o arqueiro tricolor pegou na bola durante o confronto.
Mesmo com a maior presença no campo de ataque, faltava objetividade ao Tricolor. A falta de eficiência ofensiva teria sérios efeitos colaterais: aos 31min, em contragolpe, Escudero cruzou na medida da esquerda para Lincoln cabecear sem defesa para Diego Cavalieri.
A desvantagem no placar mudou substancialmente a situação do Fluminense na partida. 

Antes apoiado pela torcida que comparecia em bom número ao Maracanã, o time passou a sofrer com vaias e pressão das arquibancadas. O clima tenso fez com que a equipe passasse a errar mais passes e tivesse ainda mais dificuldade de armar jogadas.
Do outro lado, o Coritiba passou a ter mais a posse da bola, aproveitando a dificuldade do Fluminense de mantê-la em seus pés. Após uma tabela pela direita, Robinho chegou à entrada da área tricolor e bateu cruzado com força para Cavalieri espalmar na base do reflexo aos 42min. O lance foi o último de maior emoção antes do intervalo.

Sem ter dado um chute sequer a gol na primeira etapa, o Fluminense teve duas substituições operadas por Vanderlei Luxemburgo para o segundo tempo. Ronan entrou no lugar de Carlinhos, enquanto o apoiador Biro-Biro ocupou a vaga do volante Diguinho. A última opção foi claramente uma tentativa de deixar a equipe mais ofensiva em busca da virada.
A alteração daria resultado rapidamente. Logo na primeira finalização do Fluminense em toda a partida, o zagueiro Gum recebeu um cruzamento na pequena área de Biro-Biro e chutou sem marcação para empatar o placar no Maracanã aos 5min.

A igualdade no marcador mudou a partida. Oito minutos após o gol de Gum, foi a vez de Wagner experimentar de longa distância da esquerda e acertar o travessão do goleiro Vanderlei, levantando a torcida presente ao Maracanã. Pouco depois, Bruno acertou uma pancada da direita e balançou a rede pelo lado de fora em chute muito perigoso.

A pressão, no entanto, não criaria muitos frutos. O Fluminense até chegava com mais força que no primeiro tempo, mas falhava nas conclusões. O Coritiba, por sua vez, se limitava a defender a própria meta e tentar contragolpes em velocidade. Em um deles, os visitantes quase desempataram o marcador e forçaram a expulsão de Rafinha. Mas não foi o suficiente para evitar a igualdade no placar no apito final.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.