domingo, 26 de janeiro de 2020

Barragem em Barão de Cocais sofre erosão devido às chuvas

Google Street Wiew

A Vale acionou, neste sábado (25), o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Sul Inferior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais.


Em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável.

As pessoas residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) já haviam sido realocadas para locais seguros em fevereiro de 2019, quando a Barragem Sul Superior foi colocada em nível 2. A Sul Inferior é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. Embora apresentasse estabilidade, a estrutura encontrava-se em nível 1 porque está localizada a jusante da Sul Superior, que se atualmente está em nível 3.

Uma contenção de concreto construída em caráter emergencial foi projetada para minimizar os riscos para Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. A contenção possui 36 metros de altura por 330 metros de extensão e está localizada a 6 quilômetros da barragem. Segundo a Vale, a Sul Inferior é monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. Em decorrência das chuvas acima dos limites da normalidade, a Vale teria reforçado o número de equipes de campo em prontidão para eventuais situações de emergência. Informações do Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.