sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Companhia aérea suspende atividades em Ipatinga por tempo indeterminado

Azul decide suspender atividades no aeroporto de Ipatinga por tempo indeterminado — Foto: Reprodução/Inter TV

Já nesta quinta-feira (14), os voos para a cidade foram interrompidos; empresa alega que a pista do aeroporto não atende 'os padrões operacionais', devido a problemas na infraestrutura.


A empresa Azul Linhas Aéreas informou nesta quinta-feira (14) que suspendeu as atividades para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Segundo a nota da companhia aérea, o motivo para não operar mais na cidade seria as condições da infraestrutura do aeroporto, que “não está atendendo aos padrões operacionais da empresa e, por este motivo, decidiu realizar a suspensão”.

Por meio de nota divulgada para a imprensa, a empresa afirma que “não tem interesse em cancelar definitivamente seus voos na cidade, pelo contrário, espera que as adequações necessárias sejam feitas para que possa o quanto antes voltar a realizar seus voos na cidade”.

Segundo a empresa, passageiros com voos marcados de ou para Ipatinga podem ter os bilhetes ressarcidos ou serem reacomodados para outros aeroportos. Não há previsão para retomada dos voos na cidade.

A companhia, que operava em Ipatinga desde 2012, afirma que realizou “todas as tentativas de negociação com as autoridades locais antes de optar pela suspensão de suas operações”. Ao G1, a Azul não informou exatamente quais os problemas na pista do aeroporto que levaram à interrupção das atividades, e sugeriu que o questionamento fosse passado para a empresa que administra o terminal ou para a própria prefeitura.

O G1 procurou a Prefeitura de Ipatinga e a empresa administradora do aeroporto. Em nota, a prefeitura de Ipatinga informou que chamou todos os prefeitos da região do Vale do Aço para uma reunião emergencial, e que convidou também representantes do aeroporto e da empresa aérea, dirigentes da Usiminas, Cenibra e Aperam, lideranças do comércio e da indústria, representantes da educação e da saúde, entre outros.

Sobre a alegação da companhia quanto aos problemas da pista de pouso e decolagem, a nota diz que "a Socicam opera o Aeroporto de Ipatinga por meio de contrato de prestação de serviço no qual não contempla a manutenção da pista de voo. Esse procedimento cabe à SETOP – Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais."

Em nota, a SETOP informou que desde 2016 a situação é discutida, "sem que soluções definitivas tivessem sido apresentadas por governos anteriores". Foi apresentado ao órgão um pleito sobre o Aeroporto Regional do Vale do Aço e a necessidade de obras para a resolução de problemas nas estruturas da pista de pousos e decolagens.

Ainda segundo a SETOP, o órgão segue em diálogo com a companhia aérea e com a Socicam, administradora do aeroporto, em busca de uma solução emergencial para a reativação do terminal. "Por se tratar de uma questão de segurança dos passageiros, a secretaria não se opõe à decisão da Azul de suspender as operações no local e, como já dito, trabalha para resolver o mais rápido possível a questão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.