quinta-feira, 14 de abril de 2016

Liverpool consegue virada épica sobre o Dortmund e vai à semifinal da UEL

19:27 14/04/2016
José Dias Sorriso

Foto: Reprodução/Internet - Phillippe Coutinho foi um dos heróis do Liverpool na partida



Liverpool e Borussia Dortmund protagonizaram nesta quinta-feira (14) uma das maiores partidas da temporada e que entra para a história do futebol. A equipe inglesa chegou a estar atrás no placar, em desvantagem de dois gols, e conseguiu na etapa final, em uma reação meteórica, virar o jogo para 4 a 3, levando a vaga para a fase semifinal da Liga Europa. 

A partida de ida, na Alemanha, havia terminado em igualdade: 1 a 1. Quem se deslocou ao estádio Anfield nesta quinta-feira jamais irá esquecer esse jogo épico. O torcedor da casa começou a se preocupar quando o Borussia abriu 2 a 0, com os gols de Mkhitaryan, logo aos 5 minutos, e Aubameyang, aos 10 minutos. O estádio entrou em estádio de choque, não sabendo que na etapa final emoções fortes estavam reservadas. 

O Liverpool dava o ar de que a reação na volta do intervalo seria a todo vapor, depois que Origi, logo aos 3 minutos, colocou a bola na rede levantando o torcedor. Mas, o desespero voltou a rondar o clube inglês comandado por Jurgen Klopp - curiosamente ex-treinador do time alemão. 

Marco Reus colocou a bola na rede aos 13 minutos. O Borussia fazia 3 a 1 e tudo definido, certo? Errado! O Liverpool emplacou uma reação que o seu torcedor, talvez, não esperava, devido as proporções. Um jogo de teste para cardíaco. 

Foto: Reprodução/Internet - Phillippe Coutinho chuta e balança a rede 


Jurgen Klopp promoveu mudanças na equipe e o Liverpool tomou uma nova postura em campo. Uma etapa final em que  o time inglês criava grandes oportunidades, encurralando o adversário em seu campo de defesa. O mais fanático torcedor sabia, que a vaga poderia até não ser alcançada, mas, que o espírito de luta da equipe havia mudado. 

Acendeu a luz da esperança quando o brasileiro Phillippe Coutinho chutou de fora da área, no canto, indefensável para o goleiro Weidenfeller. Gol que saiu aos 23 minutos para colocar fogo na partida. Sakho, que havia entrado na etapa final, levou o estádio à loucura aos 34 minutos, aproveitando uma bola na risca da pequena área, após a cobrança de escanteio, cabeceando para o fundo do gol: 3 a 3. 

Que jogo memorável. As emoções pararam por aí? Claro que não. O empate ainda classificava o time alemão. A apreensão tomou conta do estádio. O tempo passava e a tensão só aumentava. O torcedor do Borussia querendo que acabasse logo e o torcedor dos Reds com vontade de congelar o tempo. 

O árbitro turco Cüneyt Çakir deu 4 minutos de acréscimo. O Liverpool conseguiu fazer o que parecia aos olhos de muitos impossível. Dejan Lovren colocou a bola na rede aos 47 minutos, de cabeça, após o cruzamento de Milner pela direita,d epois de receber o passe de Sturridge. Foi no apagar das luzes. O gol garantiu a vitória por 4 a 3 e a passagem para a semifinal. Jogo de alto nível, que fica na história. 


FICHA DO JOGO 

UEFA EUROPA LEAGUE 

QUARTAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA 

LIVERPOOL 4 X 3 BORUSSIA DORTMUND 

Estádio: Anfield, em Liverpool, Inglaterra

Gols: Mkhitaryan, aos 5 minutos (BD) e Aubameyang, aos 8 minutos do primeiro tempo (BD); Origi, aos 3 minutos (LIV), Marco Reus, aos 13 (BD), Phillippe Coutinho, aos 23 minutos (LIV), Sakho, aos 34 minutos (LIV) e Lovren, aos 47 minutos do segundo tempo (LIV). 

Cartões amarelos: Hummels e Schmelzer (BD)  

Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)

Liverpool: Mignolet; Clyne, Lovren, Sakho e Moreno; Milner, Can (Lucas) e Lallana (Allen); Firmino (Sturridge), Coutinho e Origi.

Técnico: Thomas Tuchel

Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Papastathopoulos, Hummels e Schmelzer; Weigl, Castro (Gundogan), Mkhitaryan e Kagawa (Ginter); Marco Reus (Ramos) e Aubameyang.

Técnico: Jurgen Klopp