sábado, 26 de março de 2016

FIM DO JEJUM! Após 28 anos, Guatemala volta a vencer os Estados Unidos

02:23 26/03/2016
José Dias Sorriso

Foto: Twitter




Precisou de se passar 28 anos para que a Guatemala voltasse a vencer os Estados Unidos. A última vitória havia ocorrido no dia 10 de janeiro do longínquo ano de 1988, em um amistoso que terminou com triunfo guatemalteco pelo placar de 1 a 0.  

Desde então, foram realizados 21 jogos entre as seleções, sem a Guatemala conseguir sair de campo com o resultado positivo. Na madrugada deste sábado (26), o time comandado pelo técnico Walter Enrique Claveri quebrou o longo jejum com uma vitória por 2 a 0, no estádio Nacional Mateo Flores, na Cidade da Guatemala, em partida válida pela 3ª rodada da primeira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo (Zona da Concacaf). 

A rodada foi a última do turno, vindo já o returno, que marca um novo encontro entre as duas seleções para a próxima terça-feira (29), às 20h30 (de Brasília), no Mapfre Stadium, em Columbus.

Nesta madrugada de sábado, o resultado para o time da casa foi excelente, mas, para os Estados Unidos comandado pelo técnico Klismann, trouxe um sinal de alerta, já que caíram para a terceira colocação do grupo C - estando fora da zona de classificação para a segunda fase - apenas os dois primeiros de cada grupo avançam. 

Os norte-americanos, com 4 pontos ganhos, foram ultrapassados na tabela de classificação, justamente pelos guatemaltecos, que chegaram aos 6 pontos ganhos, assumindo a vice-liderança, ficando atrás apenas da líder Trinidad e Tobago, que venceu São Vicente e Granadinas por 3 a 2, e soma 7 pontos ganhos.

Os gols da vitória da Guatemala por 2 a 0, saíram ainda na etapa inicial. Rafael ''Cucurucho'' Morales colocou a bola no fundo das redes de Tim Howard, logo aos 7 minutos de jogo, inaugurando o marcador em favor do time da casa. Não demorou muito para que o placar fosse ampliado. Ruíz, aos 15 minutos, anotou para delírio dos torcedores, fechando a contagem, que poderia ter sido ainda maior, já que Rafael Humberto Morales cabeceou uma bola no travessão. 

Os Estados Unidos não obteve sucesso em suas investidas contra o adversário. A Guatemala conseguiu chegar aos gols, além de contar com uma grande noite do goleiro Paulo Cesar Motta, que praticou defesas arrojadas, quando exigido.


Confira todos os resultados da 3ª rodada (Última do turno): 

Grupo-A

El Salvador 2 x 2 Honduras

Canadá 0 x 3 México

Grupo-B

Jamaica 1 x 1 Costa Rica

Haiti 0 x 0 Panamá

Grupo-C

São Vicente e Granadinas 2 x 2 Trinidad e Tobago

Guatemala 2 x 0 Estados Unidos