quarta-feira, 30 de março de 2016

ANÁLISE: Brasil enganoso, mais uma vez; Uruguai líder e show de Colômbia e Chile

11:03 30/03/2016
José Dias Sorriso


Foto: Getty Imagens/Uruguai é o novo líder das Eliminatórias



Um balanço do que foi esta sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A seleção brasileira conseguiu um empate por 2 a 2, em Assunção, contra a seleção paraguaia, porém, o resultado que não engana a ninguém. 

O Brasil jogou muito mal mais uma vez, sem esquema tático, desorganizado em campo, contra um adversário super perigoso, contando com o apoio dos torcedores em um estádio Defensores Del Chaco completamente lotado, muita pressão e a equipe do técnico Dunga mais uma vez não mostrou futebol e na minha opinião o placar de 2 a 2 foi injusto, já que, a seleção paraguaia mostrou o melhor futebol e por incrível que pareça a permitiu o empate (isso mesmo), permitiu a igualdade brasileira.

Se o time do técnico Ramón Díaz mantivesse a pegada do primeiro tempo, o time de Dunga não conseguiria êxito. O Paraguai estava jogando pra cima, no ataque, e depois acabou recuando, permitindo que o Brasil fosse na base de uma suposta pressão e conseguisse a igualdade. 

O time da casa chegou a fazer 2 a 0, com os gols de Lezcano e Benítez; Ricardo Oliveira e Daniel Alves, já no apagar das luzes, marcaram para a seleção verde e amarela. Para chegar a próxima Copa do Mundo, o Brasil vai ter que ralar, não vai ser tarefa das mais fáceis.

O resultado deixa o Brasil apenas na sexta colocação das Eliminatórias com 9 pontos ganhos. O empate saiu barato para o time brasileiro, que em caso de derrota estaria em situação ainda mais vexatória, pois os paraguaios estariam à frente uma posição, mas, deixaram escapar a vitória - alívio para os comandados de Dunga. 

O futebol brasileiro infelizmente, já não é mais respeitado por ninguém. Uma seleção apática, sem vontade. Parece que os jogadores não querem ir para o Mundial da Rússia, só pode. Em campo se ver nitidamente isso.

Mas, em todo caso há uma exceção. Eu destaco a luta do William, que pegava a bola, tentava, mas o restante não ajudava. E, o goleiro Alisson? O Cara foi a salvação lá atrás, com um Miranda, mais uma vez, perdido em campo. Mesmo sem David Luiz (suspenso) e a entrada do Gil, nada mudou. Felipe Luís, outro que mais uma vez mostrou que não se encaixou com a camisa amarelinha. Atuação terrível novamente, assim como no jogo contra o Uruguai.

O nosso futebol chegou ao fundo do poço, com a dependência de um jogador - Neymar - isso é vergonhoso para quem sempre foi tido como um país de craques. Jogadores ruins vestindo uma camisa tão pesada - não conseguem dar um passo - peso demais para quem tem pouco futebol. 

Afirmo: O Brasil vai penar para conseguir a vaga para ir para a repescagem - isso mesmo. Talvez não chegue a esse ponto se acordar a tempo e mudar aquilo que tem que ser mudado -  como o comando por exemplo. 


COLÔMBIA X EQUADOR 

Jogo de ''uma seleção'' apenas. A Colômbia mandou na partida contra a seleção equatoriana, que até então, era líder, perdendo agora o primeiro lugar para a seleção uruguaia. Uma atuação muito ruim do zagueiro do Atlético-MG, Erazo. Foi muito mal no jogo. 

Carlos Bacca e James Rodriguez fizeram o que quis com a defesa equatoriana. Bacca (2) e Pérez marcaram para a Colômbia; Arroyo descontou: 3 a 1 Colômbia. 

O time colombiano se tivesse saído de campo com um 5 a 0, 6 a 0, 5 a 1 etc, não seria exagero algum. Ficou barato o placar para os equatorianos. Merece o destaque o goleiro Domínguez, que ''livrou'' a cara de  sua seleção de não sofrer uma goleada histórica em Barranquilla. 


ARGENTINA X BOLÍVIA

Como a própria imprensa boliviana já havia destacado antes da partida contra a seleção argentina, o técnico Julio César Baldivieso entraria com uma equipe bem defensiva em campo, e, foi justamente o que aconteceu. 

Conseguiram resistir por alguns momentos ao ataque argentino e sofreram os dois gols. Eu esperava muito mais da Argentina. Messi foi o autor de um dos gols, sendo este em uma penalidade. Mercado, mais uma vez, mostrou eficiência e deixou seu gol, assim como foi na última partida contra o Chile. 

Mercado fez, aos 19 minutos, e Lionel Messi, aos 28 minutos também da etapa inicial, marcou o gol de pênalti. A Argentina com esse resultado (2 a 0) chega aos 11 pontos ganhos na terceira colocação das Eliminatórias. A Bolívia segue na vice-lanterna com apenas 3 pontos.


VENEZUELA X CHILE 


A Venezuela, jogando em casa, não foi párea para a seleção chilena, que não tomou conhecimento do conhecimento do adversário, fazendo 4 a 1 no placar. Os destaques do jogo foram Pinilha (dois gols na partida), assim como Vidal, que também balançou a rede em duas oportunidades para seleção visitante. 

O time venezuelano teve o seu gol de honra anotado por Otero - ele havia aberto o placar da partida no chute de longa distância que o goleiro chileno Herrera acabou aceitando. A Venezuela que teve uma certa evolução em seu futebol nos últimos anos e o resultado me surpreendeu um pouco e, por que não dizer, que a atual campanha da seleção me surpreende. A Venezuela que esteve bem próxima de disputar a última Copa do Mundo. 

O Chile provou que é uma das seleções candidatas a conseguir a vaga de forma direta. O time comandado por Juan Antonio Pizzi está na 4ª colocação com 10 pontos ganhos. A Venezuela segura a lanterna, com apenas um 1 ponto ganho. 


URUGUAI X PERU 


Assim como a Argentina diante da Bolívia, eu esperava um pouco mais dos uruguaios frente o Peru. Mas, a vitória por 1 a 0, foi o suficiente para os comandados do técnico Óscar Tabárez conseguirem a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo, jogando no estádio Centenário, em Montevidéu, completamente lotado. 

A equipe conseguiu a vitória com o gol solitário de Edinson Cavani, que soltou um verdadeiro torpedo para o fundo das redes do goleiro adversário. A seleção uruguaia lidera com 13 pontos ganhos, levando vantagem sobre os equatorianos, que tem a mesma pontuação, porém, perdem no saldo de gols (8 contra 5).