segunda-feira, 9 de junho de 2014

FINAL ESPETACULAR! Danubio vence nas penalidades e levanta a taça do uruguaio 2014

Equipe garantiu ainda vaga na Sulamericana e na Copa Libertadores 2015



Por: José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso



Foto: AUF


Um jogaço! Simplesmente isso! um jogaço, entre Danubio e Montividéu Wanderes pela grande final do Campeonato Uruguaio temporada 2014. O ex-time do atacante Cavani, conseguiu a conquista nas cobranças de pênaltis, após os 90 minutos e a prorrogação eletrizante, que levou os torcedores, que foram ao Estádio Parque Central ao delírio.

O Montividéu Wanderes foi o vencedor do Torneio Clausura e o Danubio campeão do Apertura, havendo assim o cruzamento entre campeões dos turnos na super final. Os dois times que chegaram a decisão ao deixar para trás os famosos do país: Peñarol e Nacional, que não tiveram grandes avanços na competição nacional.

No Estádio Parque Central o que se viu foi um jogo emocionante e duas equipes com a cara do futebol uruguaio, com expulsões e muita, mas muita emoção, com um estádio completamente tomado de fanáticos torcedores. Após empate no jogo de ida, no Estádio Luis Franzini, em 0 a 0, a final estava em aberto e ambas as equipes lutavam o tempo todo com muita garra para buscar a conquista.

Leandro Sosa colocou o Danubio em vantagem, com Diogo Riolfo deixando tudo igual, assinalando o gol do Wanderes. Ao final do tempo normal e persistência no empate na eletrizante prorrogação, o jogo foi decidido nos pênaltis.


Foto: Leonardo Carreño/Ovación

Antes das cobranças de pênaltis, o duelo na prorrogação foi para quem tem coração forte. O Wanderes conseguiu marcar com Nícolas Albarracín, no último minuto do primeiro tempo e para a segunda etapa não foi diferente a emoção. Também no último minuto, o Danubio empatou o duelo, com um gol de Camilo Mayada.

O confronto foi para a decisão das penalidades e quem levou a melhor foi  o Danubio, vitória de 3 a 2 nas cobranças da marca da cal. O Danubio chegou ao seu quarto título uruguaio e não erguiam a taça desde 2007. Um dos grandes destaques na finalíssima, o goleiro Ichazo, que agarrou 4 cobranças.

O título uruguaio garante o Danubio na Copa Sulamericana, no segundo semestre e na disputa da Copa Libertadores da América 2015.


WANDERES 2 X 2 DANUBIO
NOS PÊNALTIS: 3 X 2 DANUBIO


WANDERES: Federico Cristóforo, Gastón Bueno, Emiliano Díaz, Martín Díaz (53′ Gastón Rodíguez), Mauricio Gómez (65′ Diego Riolfo), Adrián Colombino (46′ Kevin Ramírez), Santiago Martínez, Maximiliano Olivera, Javier Cabrera, Nicolás Albarracín e Rodrigo Pastorini. Técnico: Alfredo Arias. Reservas: Martín Rodríguez, Martín Rivas, Leandro Paiva, Yuri Galli.

DANUBIO: Salvador Ichazo, Matías De Los Santos, Emiliano Velázquez, Federico Ricca, Camilo Mayada, Fabricio Formiliano, Gonzalo Porras, Leandro Sosa (46′ Guillermo Cotugno), Ignacio González, Diego Martiñones (53′ Hugo Soria) e Bruno Fornaroli (61′ Gastón Faber). Técnico: Leonardo Ramos. Reservas: Franco Torgnascioli, Jadson Viera, Jorge Zambrana, Horacio Sequeira.

Os gols do jogo: 24′ Leandro Sosa (D), 77′ Diego Riolfo (W), 105′ Nicolás Alabarracín (W), 118′ Camilo Mayada (D).

Estádio: Gran Parque Central (Montividéu)

Cartões amarelos: 8′ Emiliano Velázquez (D), 22′ Gastón Bueno (W), 23′ Gonzalo Porras (D), 39′ Matías De los Santos (D), 55′ Mauricio Gómez (W), 57′ Javier Cabrera (W), 61′ Bruno Fornaroli (D), 89′ Federico Ricca (D), 93′ Emiliano Díaz (W), 105′ Nicolás Albarracín (W).

Expulsos: 51′ Emiliano Velázquez (D), 67′ Gastón Bueno (W), 87′ Javier Cabrera (W), 90′ Matías De los Santos (D).

Arbitragem: Roberto Silvera, auxiliado por: Mauricio Espinosa e Gabriel Popovits.