sábado, 24 de março de 2018

MASSA DE AR FRIO CHEGA AO BRASIL NESTE DOMINGO


Uma frente fria está passando pelo Sul do Brasil e já provocou temporais neste sábado no Rio Grande do Sul (figura abaixo). Ao longo da manhã deste domingo, a frente avança pelo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e chega até o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O céu fica bem nublado nestas áreas e a chuva pode vir logo cedo, com risco de temporais. Entre a tarde e a noite, a frente fria segue avançando rumo ao Norte, e chega ao sudoeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e sul do Acre. A chegada deste sistema, aliada ao ar quente e úmido que predomina na região, provoca temporais com raios e rajadas de vento.

A massa de ar frio e seco, de origem polar, que vem logo atrás da frente fria e que ajuda a impulsioná-la em direção ao sul da Amazônia, provoca declínio das temperaturas pelo interior do país ainda neste domingo. O dia já amanhece um pouco frio entre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com 15°C em Uruguaiana e Bagé, onde o sol predomina o dia todo. Entre Pelotas e Santa Maria o domingo começa com temperaturas em torno dos 17°C e ainda pode chover nas primeiras horas da manhã, mas o sol predomina no restante do dia.

Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a tarde promete temperaturas agradáveis, e até com sensação de frio nos locais onde a chuva não der trégua, como é o caso de Porto Alegre, Caxias do Sul/RS, Passo Fundo/RS, Chapecó/SC e Foz do Iguaçu/PR. Estas cidades devem ter temperatura durante a tarde mais baixa do que a observada pela manhã. Mas a maior queda de temperatura será sentida pra valer após o entardecer, quando serão registradas as mínimas do dia. Já entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, faz calor o dia todo e a chuva ocorre na forma de pancadas, inclusive em Florianópolis e Curitiba.

Entre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, a queda na temperatura ocorrerá a partir da tarde. Ponta Porã termina o domingo com apenas 17°C, Dourados e Corumbá com 20°C e Campo Grande com 21°C, após fortes pancadas de chuva durante o dia. Em Cuiabá a temperatura continua elevada, apesar do aumento das nuvens e das condições de chuva.

E o sul da Amazônia receberá os ventos frios apenas entre a noite do domingo e a madrugada de segunda-feira (26), dando início a primeira Friagem de 2018, após uma tarde de muito calor e temporais. Não há previsão de frio significativo entre o sul e oeste de Rondônia, sul do Acre e sul do Amazonas, mas a temperatura vai cair o suficiente para espantar a sensação de abafamento que predomina nesta época do ano.

Segunda-feira

Na segunda-feira, a massa de ar frio e seco predomina sobre grande parte do Rio Grande do Sul, e garante um amanhecer com temperatura baixa, principalmente na Campanha. A mínima prevista em Bagé é de apenas 7°C, e não se descarta a ocorrência de geada fraca e isolada nas localidades mais frias da região. Entre o norte do estado e a Grande Porto Alegre, o dia continua com muitas nuvens e pode chover nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.

A frente fria ficará bloqueada na altura do Paraná, impedida de avançar por conta da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. Por isso, há previsão de bastante chuva durante a segunda-feira entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente na faixa leste desses estados. A presença do ar mais frio mantém a temperatura baixa, inclusive durante a tarde, com máximas abaixo dos 23°C. Em Curitiba a temperatura varia entre 16°C e 21°C, e em Florianópolis de 18°C a 22°C. Apenas o noroeste do Paraná é que ainda pode chegar aos 25°C.

No Centro-Oeste, o ar mais frio e seco já impede a ocorrência de chuva na região do Pantanal, apesar do céu bem nublado. Corumbá começa o dia com apenas 17°C. Em Ponta Porã a mínima prevista é de 14°C, com possibilidade de chuva a partir da tarde. Em Campo Grande o dia ainda fica instável, com mínima de 18°C e máxima de 25°C. Cuiabá já amanhece com chuva e 20°C, e a temperatura também não passa dos 25°C à tarde.

Entre o sul e leste do Acre e no oeste de Rondônia, a segunda-feira começa com chuva, mas a tendência é de sol com muitas nuvens à tarde. Em Rio Branco a mínima prevista é de 19°C, com máxima de 27°C. Em Epitaciolândia/AC, no sul do estado, a temperatura mínima chega aos 18°C. Vilhena/RO tem possibilidade de chuva o dia todo, com temperaturas entre 18°C e 24°C.

Terça-feira

A massa de ar frio enfraquece rapidamente e a temperatura entra em rápida elevação em todo o Sul, no oeste do Centro-Oeste e no sul da região Norte. Volta a chover no sul e oeste do Rio Grande do Sul e na região do Pantanal. Entre Santa Catarina, Paraná e grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuvas frequentes ao longo do dia. Tempo firme o dia todo no Acre e oeste de Rondônia, com temperatura agradável ao amanhecer e calor à tarde.

E São Paulo?

A presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), intensa circulação de ventos nas camadas superiores da atmosfera, próximo ao Sudeste do Brasil, deve impedir a chegada dessa frente fria à maior parte do estado de São Paulo. Apenas o extremo oeste (região de Presidente Prudente) e extremo sul do estado (Vale do Ribeira, Iguape, Cananéia), é que vão sentir os efeitos diretos dessa frente fria. Há, inclusive, risco de chuva volumosa principalmente na região de Cananéia durante a segunda-feira, por conta da frente fria estacionada na altura do litoral do Paraná. Neste dia, a máxima prevista é de 27°C em Presidente Prudente e 24°C em Registro, cidades que tem registrado mais de 30°C nos últimos dias. Já a capital paulista e praticamente todo o interior vão continuar sob a influência do ar mais quente, que mantém a temperatura acima da média pra essa época do ano. Na cidade de São Paulo as máximas durante a semana ficam entre 28°C e 30°C, e as mínimas entre 18°C e 20°C, com muito sol e pouca chuva.

Nas demais áreas do Sudeste, a frente fria não terá qualquer efeito.

CLIMATEMPO

https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/massa-de-ar-frio-chega-ao-brasil-neste-domingo,e4620593bb976f757c88ae5e1fcf64d3r75zstll.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.