domingo, 3 de julho de 2016

O empate vexatório do Cruzeiro

23:15 03/07/2016
José Dias Sorriso

Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro


Um empate vexatório da equipe do Cruzeiro, na manhã deste domingo, atuando contra o Vitória, no estádio Mineirão, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate por 2 a 2, após estar vencendo o jogo por 2 a 0, foi terrível. A Raposa que já vinha de um péssimo resultado, perdendo no meio de semana para a Chapecoense, em Santa Catarina, por 3 a 2. 

Naquela partida também havia largado na frente e permitiu a reação do time adversário. Olha, meus amigos. Paulo Bento pode até ser um excelente treinador e não devemos confundir as coisas, mas, não deu certo no Cruzeiro. Não consegue fazer algo que dê jeito na equipe. 

O time na manhã deste domingo foi vergonhoso. Uma atuação horrível contra uma equipe do Vitória, que eu vou te contar viu. Esse time do Vitória está muito aquém para uma equipe que disputa o Campeonato Brasileiro da Série-A. 

Confesso que já vi um Vitória em melhores dias e inclusive é um clube que tem o meu respeito, porém, o Cruzeiro não poderia ter empatado um jogo que era para golear. Aí o torcedor faz a pergunta: como assim, golear? Isso mesmo, golear. A Raposa fez o primeiro gol do jogo (quando o Vitória jogava melhor, por sinal, vale lembrar). 

Na sequência, o rubro-negro baiano perdeu o jogador Ramon - expulso. O treinador português era para ter colocado o time estrelado no ataque, mas, não. A equipe ficou estacionada e como disse o meu amigo Leverci Coura: se o Vitória fosse um pouquinho melhor venceria a partida. Um detalhe para memorizar: o Cruzeiro vencia por 2 a 0. O time baiano que veio à Belo Horizonte na manhã deste domingo não é uma das melhores equipes já montadas. Devemos ressaltar que, o Marinho jogou muito - jogador que passou inclusive pela equipe do Cruzeiro. 

Um clube de tradição como o Cruzeiro, fazer uma partida como foi na manhã deste domingo, é de uma extrema falta de consideração pelo grande número de torcedores que compareceram ao estádio do Mineirão. 

Na entrevista coletiva do técnico Paulo Bento, ele falou que ele deve dar oportunidade para os jogadores mais jovens - os da base no caso - conforme disse que é uma visão da diretoria celeste. Mas, na minha opinião, está completamente errada esta filosofia. 

Como é que pode deixar jogadores experientes, que vamos dizer assim, não tem vivido grande fase, porém, deveriam ter entrado jogando. William do Bigode acaba com uma partida e na outra mal entra. Em minha página, na rede social Facebook, havia colocado o seguinte: que a equipe do Cruzeiro que atuou na manhã deste domingo contra o Vitória teve uma atuação vergonhosa e que o Paulo Bento escalou a equipe completamente errada. Todos que interagiram viram a mesma coisa. 

No meu Twitter, a mesma coisa. O pessoal acordou. Não dá mais pra aceitar uma atuação medíocre como essa da Raposa. Mas, não podemos também ficar bombardeando o Paulo Bento e achar que somente o treinador português que tem a culpa no cartório. Tem muitos jogadores também que não eram nem para estarem vestindo a camisa celeste. 

Esse Cruzeiro tem que reagir. Perdeu pontos preciosos nestes dois últimos jogos. Se fala muito em Mano Menezes. Tenho comigo que o cargo de treinador na Raposa está balançado, mesmo que fiquem nessa de negar. No futebol meus amigos, as coisas mudam da noite para o dia.