sexta-feira, 29 de julho de 2016

BORJA: Uma flecha que o Atlético Nacional cravou

01:18 29/07/2016
José Dias Sorriso

Foto: Reprodução/Facebook/Atlético Nacional - Borja fez o gol do título sobre o Independiente del Valle


Quando abre o período de transferências, os clubes vão em busca daqueles jogadores, que para eles, podem ser a solução. Alguns indicados por treinadores. Vários atletas disponíveis no mercado. Tem até mesmo aqueles que podem aparecer em um clube por meio de um vídeo que acabaram assistindo dele. 

A tarefa de contratar um jogador para dar conta do recado não é das mais fáceis. Tem jogadores que despontam em um clube e acabam frustrando os torcedores do clube que o contratou. Vai bem em um e mal no outro. Pois bem. Vamos lá. Na minha opinião nenhum clube fez uma contratação tão acertada nesta temporada como o Atlético Nacional. O que acho mais legal de tudo é esse fator, apostar em alguém. Ninguém conhecia o atacante Borja.

Um cara que tem o cheiro do gol. Ele respira gol. Com apenas 23 anos, o atleta já é campeão da Copa Libertadores da América e com um diferencial – o principal herói na conquista. O atacante colombiano começou a sua promissora carreira com uma passagem rápida pelo Deportivo Cali, antes de chegar ao Cucuta, curiosamente no mesmo ano, 2011. 

No Cortuluá, ficou nas temporadas 2012 e 2013, vindo a se transferir na sequência para La Equidad e Livorno – esse último clube italiano. Esteve ainda no Olimpo Baía Blanca (Argentina) e Independiente Santa Fe. Até então, nada de Borja explodir. O salto na carreira veio mesmo nesta temporada 2016, quando terminou na ponta da artilharia do Campeonato Colombiano, depois de retornar a sua antiga casa – o Cortuluá. Borja não perdoou os times adversários, anotando 19 gols em 22 jogos. 

Foto: Reprodução/Facebook/Atlético Nacional - Atacante foi carrasco do São Paulo na semifinal


O Atlético Nacional, como se diz no amado interior de nossos estados: ‘’cresceu o olho’’ nele. O jogador que tem passagem ainda pela seleção sub-20 da Colômbia, já chegou a estar nos planos do Palmeiras, mas as negociações não avançaram. Foi oferecido ao Vasco da Gama mas, nada de fechar com ele. 

Borja estreou apenas na fase semifinal da Copa Libertadores pelo time do Atlético Nacional. Não decepcionou os verdolargas. Ele fez exatamente o que todos esperavam dele: gols. Terminou como artilheiro do time de Reinaldo Rueda, marcando cinco gols. Curiosamente, quatro gols foram somente contra o São Paulo, nos jogos de ida e volta da fase semifinal – 2 a 0 e 2 a 1 –respectivamente. 

Um atacante diferenciado. Para coroar e cravar de vez o seu nome na história, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0, que garantiu ao time colombiano o bicampeonato da Copa Libertadores da América. O jogo de ida havia sido 1 a 1. A última vez que os verdolargas haviam levantado a taça, foi no ano de 1989. Cinco gols de ouro na Libertadores. É pra não restar dúvidas do potencial que esse atacante tem. 

Não acredito que conseguirão segurá-lo por muito tempo. Os grandes clubes europeus a essa hora, já devem o colocar em seus planos para a temporada vindoura. A conquista pelo Atlético Nacional, Borja dedicou ela a sua cidade natal (Tierralta). ‘’Quero dedicar este momento para a minha cidade natal. Tierralta, um povo humilde, que está em meu coração. Onde quer que eu vá, vou mencionar a minha terra’’, disse. 

O atacante acrescentou que realizou um grande sonho. ‘’Este é um sonho. É uma benção. A glória e a honra é de Deus. É um sonho que se tornou realidade’’, disse Borja ao canal Fox Sports. 

No final do ano, o que já está bom pode ficar ainda melhor. O jogador disputará juntamente com os demais companheiros o Mundial de Clubes da Fifa. A expectativa é por uma final contra o Real Madrid. Borja terá a oportunidade de escrever mais um belo capítulo de sua história. 

NOME: Miguel Ángel Borja Hernández
IDADE: 23 anos
DATA DE NASCIMENTO: 26 de janeiro de 1993
CIDADE: Tierralta 
NACIONALIDADE: Colombiano
POSIÇÃO: Atacante
CLUBES: Deportivo Cali-COL, Cucuta-COL, La Equidad-COL, Livorno-ITA, Olimpo-ARG, Independiente Santa Fe-COL, Cortuluá-COL e Atlético Nacional-COL.