domingo, 29 de março de 2015

Com dois gols, Alex dá adeus em jogo cheio de lembranças no Palestra

Jogador foi um dos maiores atletas brasileiros da posição

11:32 29/03/2015

Foto: Getty Imagens/Alex se despediu em grande estilo 

O Palmeiras proporcionou uma volta ao tempo a 12.623 pagantes neste sábado. O clube promoveu um jogo de despedida para Alex, que se aposentou pelo Coritiba em dezembro, e reuniu no Palestra Itália nesta noite o time que rendeu uma das maiores alegrias da história do Verdão, na conquista da Libertadores de 1999, com o acréscimo de ídolos como Ademir da Guia e Edmundo.

O Palmeiras de 16 anos atrás acabou vencendo os amigos de Alex por 5 a 3, com dois gols do ex-meia, mas o que valeu para os torcedores presentes foi a chance de rever nomes que marcaram história com a camisa alviverde, como Marcos, Júnior, Galeano, Zinho, Paulo Nunes, Oséas e, principalmente, Alex, o dono e motivo da festa, que escolheu enfrentar ex-atletas como Djalminha, Denilson, Rustu (goleiro turco da Copa de 2002) e o argentino Sorin, entre outros.

Muitos palmeirenses que eram crianças em 1999 puderam relembrar o cântico para cada um dos nomes que conquistaram aquele título inédito para o clube. Antes do jogo, Alex recebeu uma placa de agradecimento do presidente Paulo Nobre e uma chuteira esquerda de um sócio-torcedor palmeirense, além de posar com os convidados ao lado da taça continental levantada em 1999, com o ex-meia fazendo questão de sempre ficar ao lado de Ademir da Guia.

Durante a partida, Alex mostrou ao lado de ex-colegas a qualidade que o marcou durante 19 anos de carreira. O time formado sob o nome de “Amigos de Alex” também provou que o camisa 10 teve grandes colegas. Como o atacante turco Tuncay, ex-companheiro de Alex no Fenerbahce e autor dos dois primeiros gols do amistoso desta noite, um deles encobrindo o ídolo Marcos antes de tocar nas redes.

O Palmeiras de 1999, porém, contava ainda com Alex em 2015. O ex-meia relembrou seus precisos toques na bola, batendo de fora da área, de cobertura, no ângulo de Rustu para descontar. Após meia hora, Marcos foi trocado por Velloso, pouco antes de um bem-humorado torcedor pedir a entrada de Gabriel Jesus, xodó do time atual que está em Campinas para enfrentar o Red Bull, neste domingo.

No clima de festa, o árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho marcou uma falta e fez questão de usar seu spray para escrever “Alex” no gramado. Pouco depois, Aristizábal, ex-jogador de São Paulo, Santos e Cruzeiro, sofreu pênalti e converteu para os amigos do ex-meia, que aproveitou jogada de Euller, escalado pelo técnico Luiz Felipe Scolari ainda no primeiro tempo, para limpar dois e fazer 3 a 2, quando Fábio Costa, companheiro de Alex na Seleção das Olimpíadas de 2000, já estava do outro lado.

No intervalo, a torcida abriu mão de cantar apenas músicas entoadas na década de 1990 para provocar o técnico responsável por montar o time rebaixado pelo clube em 2012 e o Brasil goleado por 7 a 1 na semifinal da última Copa do Mundo. “Não é mole, não. Felipão afundou a Seleção”, cantaram os palmeirenses.

Em meio ao canto, cheerleaders formaram o “A” de Alex, e o técnico resolveu agradar aos torcedores que o xingaram, colocando em campo um ataque formado por Edmundo e Evair. O segredo para virar a partida. Evair teve um gol erroneamente anulado, mas marcou outro logo depois para empatar, subindo nas escadas para comemorar com a torcida. Pouco depois, deu lançamento preciso para Edmundo driblar o goleiro e atual membro da comissão técnica, Fernando Miranda, e tocar nas redes.

O restante da partida serviu para a torcida, que chegou a protestar contra o “ingresso mais caro do Brasil”, presenciar uma troca de passes entre Alex e Ademir da Guia, que entrou no lugar do ex-volante Pedrinho, reserva na conquista da Libertadores de 1999. A conclusão de uma noite inesquecível para quem guarda as lembranças de um time que marcou época no fim da década passada. E que tinha nele um craque como Alex, dono de classe suficiente para deixar Ademir da Guia converter pênalti sofrido por Evair. A conclusão perfeita para este sábado no Palestra Itália.


Gazeta Esportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.