terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Carnaval de BH: garis recolhem mais 120 toneladas de lixo em um só dia

Foto: Marcelo Santos/PBH


Segundo a prefeitura, foram gastos mais de 80 mil litros de água para limpeza das ruas da cidade no domingo


Balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte informa que as equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheram 127 toneladas de lixo só no domingo de carnaval. A quantidade de resíduos forçou o Executivo municipal a gastar 80,5 mil litros de água para limpar as ruas da cidade.

Desde o início do carnaval, datado de 8 de fevereiro, a prefeitura já recolheu 404,1 toneladas de lixo e usou 643,5 mil litros de água na limpeza das vias.

Segundo a PBH, cerca de 1,4 mil garis atuam na operação de limpeza.

Assim como nas últimas duas edições do carnaval de BH, a prefeitura novamente usa a urina dos foliões recolhida nos banheiros químicos para produzir fertilizantes.

Trata-se do projeto P4Tree, desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tecnologia transforma o fósforo presente no xixi das pessoas em adubo, que depois é usado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

De acordo com a prefeitura, são 140 cabines do P4Tree por dia na cidade. Os banheiros têm identificação especial e uma equipe para orientar o usuário.

A expectativa é obter 50 quilos em fertilizantes a partir do projeto.

(Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.