BUSCA

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Belo Oriente recebe curso de práticas de conservação do solo e da água em áreas rurais e em estradas vicinais

Ascom/PMBO
Nesta semana, entre os dias 25 e 28 de novembro, Belo Oriente recebe o curso “Práticas Mecânicas de Conservação do Solo e da Água, em Áreas Rurais e em Estradas Vicinais”. A atividade é uma parceria da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, EMATER-MG e COPASA.

O objetivo do curso é capacitar os operadores de máquinas e técnicos da Emater-MG e da Prefeitura visando desenvolver as ações de conservação de solo e água e adequar as estradas rurais reduzindo custos de manutenção, propiciando infiltração e armazenamento de águas pluviais.

No primeiro dia, os participantes aprenderam alternativas para solucionar problemas nas bacias hidrográficas, como, infiltração de água de chuva, estruturas de infiltração, recarga de aquíferos, preservação e conservação. Técnicas de construção e operação de estradas rurais e os cuidados e usos da terra e os efeitos sobre a plataforma da estrada e os cursos d'água, entre outros assuntos.

Nos outros três dias de curso, os participantes verão temas como retenção e infiltração de águas pluviais, conformação do leito da estrada, canaletas, entradas de água, terracetes, caixas de captação, lombadas e realização de trabalho de rotina em conservação de estradas rurais visando durabilidade do leito, drenagem, retenção e infiltração de águas pluviais. O curso está sendo ministrado pelo agrônomo da EMATER, Leonel Sátiro de Lima.

Representantes das cidades de Mesquita, São João do Oriente, Timóteo, Santana do Paraíso e Ipaba, também participam do curso no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.