quinta-feira, 16 de junho de 2022

Petrobras sinaliza que deve aumentar preços dos combustíveis

Foto: Leandro Couri/EM/DA Press

O Conselho de Administração da Petrobras deu sinal positivo ao aumento nos preços dos combustíveis em reunião extraordinária nesta quinta-feira (16/6). Segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, no portal G1, o reajuste incidirá sobre o diesel, com aumento de 10%. Já o site Valor Econômico noticiou impacto também na gasolina.

Conselheiros próximos ao presidente Jair Bolsonaro tentaram convencer seus pares a adiar o aumento, mas a sugestão foi recusada. A diretoria da Petrobras teria argumentado que a única forma de evitar a variação positiva seria o subsídio do diesel adquirido no exterior pela estatal e por importadores privados. A ideia, contudo, foi descartada pelo governo.

Os executivos da Petrobras ainda alegaram que um eventual adiamento no aumento acarretaria em importação de diesel mais caro, o que traria prejuízos para a companhia, possível escassez do combustível e ações na Justiça.

Lideranças da estatal também teriam dito que, após medidas adotadas pelos Estados Unidos, os preços da Petrobras estariam defasados em 20% e os da gasolina em 5% em comparação ao mercado internacional.

O governo federal apresentou projeto para limitar em 17% a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina e do etanol. Em contrapartida, os estados seriam compensados pela União com recursos de R$ 25 bilhões a R$ 50 bilhões.

O objetivo da lei é reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor e, desta forma, tentar apagar a imagem de que a gestão de Jair Bolsonaro é responsável pela disparada de preços e não estava tomando nenhuma atitude para conter a subida.

ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.