quarta-feira, 6 de abril de 2022

Prefeito de Ipatinga faz balanço positivo de contatos com investidores árabes

FOTO: DIVULGAÇÃO - PREFEITO GUSTAVO NUNES COM ÁRABE

Com atraente material de divulgação apresentado em Dubai, município chama a atenção especialmente por seu sistema viário, capacidade tecnológica de empresas, configuração do Parque Ipanema e o estádio João Lamego Netto (Ipatingão)

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), ficaram otimistas quanto aos desdobramentos da agenda internacional cumprida na última semana no emirado de Dubai. Conforme o chefe do Executivo, “acreditamos ter deixado uma impressão muito boa junto aos investidores, graças ao alto nível do diálogo mantido com a participação não só de nossas equipes, mas também do grupo de empresários que nos acompanhou. Isto somado à qualidade do material que produzimos acerca da infraestrutura do município, tendo como carro-chefe um completo audivisual legendado em inglês, enfocando aspectos como o potencial econômico e atrativos diversos da cidade. É muito importante ressaltar também que a viagem não foi feita com dinheiro público”.

Gustavo salientou que chamaram especialmente a atenção das autoridades e investidores árabes a configuração do Parque Ipanema, sua riqueza paisagística e o potencial do estádio João Lamego Netto, o Ipatingão, além do moderno sistema viário e a capacidade tecnológica das empresas que operam no ambiente local, com reconhecimento no país e no exterior.

Foreign Direct Investments

Um dos compromissos da comitiva ipatinguense foi no Foreign Direct Investments (FDI), que faz parte do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai e está ligado ao Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos. A função do organismo é orientar, aconselhar e fornecer ajuda prática em todos os aspectos das decisões e gestão de negócios, desde a determinação das melhores estruturas jurídicas até a identificação de oportunidades de investimento e a introdução de uma vasta rede de contatos do governo e do setor privado.

O prefeito Gustavo Nunes e Fahad Al Gergawi, CEO (Chief Executive Officer) do FDI Dubai, assinaram um memorando, documento técnico que abre perspectivas para novas conversações acerca de interesses comuns em áreas específicas de negócios.

Efetivamente, ipatinga passa a ser importante canal de referência para investidores do emirado interessados em empreender no Estado. E, por outro lado, Dubai se apresenta como porta de entrada para projetos expansionistas de investidores locais.

O memorando busca fomentar parcerias entre a agência de promoção de investimentos de Dubai e a Prefeitura de Ipatinga, projetando a imagem do município como destino turístico e de interesse de empresas do emirado. Ele contempla a cooperação técnica entre o governo ipatinguense e o FDI, particularmente para fins de intermediação de referências entre as comunidades empresariais de cada região, além de participação conjunta em eventos, intercâmbio de informações, pesquisas e afins, entre outros aspectos.

A comitiva contou com alguns empresários da cidade que já estão realizando negócios no emirado em virtude do tratado, que é pioneiro em território nacional. Aqueles que se interessarem em constituir parcerias em Dubai devem procurar a Sala Mineira do Empreendedor para maiores informações.

Dubai Multi Commodities Center

Outra agenda importante foi cumprida no Dubai Multi Commodities Centre (DMCC), a principal zona franca do planeta e centro de comércio global de commodities, por onde transitam mais de 20 mil empresas. Ali, o prefeito Gustavo Nunes foi recebido pelo gerente sênior Mohammed Mohammed.

“Dentre os vários encontros que tivemos, sem dúvida que as visitas ao FDI e ao DMCC foram as que acenaram com oportunidades mais concretas de benefícios para o nosso município. Com o FDI, assinamos um termo para que parcerias entre Dubai e Ipatinga sejam feitas. Na EXPO 2020, tivemos a honra de participar da edição 2022 do Anual Investment Meeting (AIM), evento fechado que contou inclusive com a participação da ex-secretária-geral Adjunta das Nações Unidas e agora secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a economista costarriquenha Rebeca Grynspan Mayufis. Tivemos a chance de apresentar nossa cidade para o mundo, e temas como agronegócio e o esporte local foram tratados com maior ênfase, atendendo também às expectativas dos investidores. Nossa estrutura foi muito elogiada, inclusive com interesse em parcerias envolvendo o estádio João Lamego Netto, o Ipatingão”, destacou Gustavo Nunes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.