A mais completa cobertura. O blog campeão absoluto de visualizações. SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS NO FACEBOOK, YOUTUBE, INSTAGRAM E TWITTER. ACESSE NOSSO SITE: www.futblogdosorriso.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Pacto das Águas sela compromisso de preservação da microbacia do Córrego do Simplício em Belo Oriente

JOSÉ DIAS SORRISO 
A Prefeitura de Belo Oriente e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assumiram na terça-feira (19), o compromisso de continuidade do desenvolvimento em parceria de ações para a preservação da microbacia do Córrego do Simplício e juntamente com representantes dos produtores rurais, da Cenibra e Emater, firmaram o Pacto das Águas. O evento foi realizado na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto.

Na ocasião, os presentes assistiram a apresentações culturais dos alunos da escola Francisco Gonçalves de Britto. A turma do 3º ano da professora Vera, apresentou uma dança ao som da música “Planeta Água”, houve também leituras de poesias, a aluna Nicole Melissa Fernandes, do 8º ano leu o poema de sua autoria “As Nascentes” e a professora de ciências, Sueider Madeira Ramos, recitou a poesia de sua autoria “Nascentes das Águas”.

Durante o evento, os participantes também puderam visitar os stands da Copasa, Cenibra, Defesa Civil e da Brigada de Combate a Incêndios da Comunidade do Alto do Galo.

Pró-Mananciais

O programa Pró-Mananciais implantado em Belo Oriente, já executou aproximadamente 15.746 metros de cercamento em áreas de nascentes e mata ciliar. Também foram realizadas melhorias em estradas, plantio de mudas, capacitações, oficinas e implantação do projeto Chuá Sócioambiental na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto.

Ainda estão previstas plantio de cerca de 1.100 mudas, novas adequações da estrada, construção de 13 barraginhas para contenção da água de chuva e de 330 metros de terraços em curva de nível, construção de duas fossas rurais para eliminação de dejetos humanos nos cursos d’água, implantação de unidade demonstrativa de 1000m² do Sistema Agroflorestal.

O gerente regional da Copasa em Ipatinga, José Augusto Neves dos Reis, destacou a importância do Pacto das Águas e que o município de Belo Oriente tem uma cultura de preservação ambiental. “O Pacto é o coroamento com bastante êxito de todas as ações implementadas pelo Pró-Mananciais que tem várias parcerias de entidades do município e da própria comunidade. E aqui em Belo Oriente tem uma cultura de proteção muito forte e o programa vem para contribuir com essas ações”.

Vagner das Graças Roque, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, falou sobre a importância do Pró-Mananciais e das parcerias para que o programa continue dando certo. “Esse programa tem cercamento de cursos d’água, de matas ciliares e de topo do morro e também traz reflorestamento de áreas degradadas e a recuperação dessas áreas é muito importante para preservar os recursos hídricos. E isso é construído em parcerias e contamos com estes parceiros que vem colaborando”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.