segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Pela primeira vez, Brasil abre campanha das Eliminatórias como mandante

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil começa a lutar por uma vaga na Copa do Mundo FIFA Catar 2022 nesta sexta-feira (9), contra a Bolívia. A partida será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, o que marca uma curiosidade na história da Seleção Brasileira: esta será a primeira vez que a equipe inicia sua campanha jogando em casa.

Mesmo tendo sempre atuado como visitante, a Seleção reúne um bom retrospecto nas estreias. Em 12 jogos, foram seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, com 14 gols marcados e cinco sofridos.

O adversário mais comum do Brasil nestes confrontos é a Colômbia. A Seleção enfrentou Los Cafeteros em cinco oportunidades, com duas vitórias e três empates. Apesar da Amarelinha vencer a maioria de suas estreias, o placar que mais se repetiu foi um empate: em quatro vezes, o Brasil ficou no 0 a 0 no começo das Eliminatórias.

Rival desta sexta-feira, a Bolívia encontrou o Brasil uma vez na abertura das Eliminatórias. Foi em 1985, na luta por uma vaga na Copa do Mundo do México, no ano seguinte. A Seleção venceu por 2 a 0 em La Paz. A única derrota sofrida pelo Brasil foi no começo das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Em 2015, o Brasil perdeu para o Chile por 2 a 0, em Santiago.

O torneio classificatório para a Copa do Mundo é disputado como sistema de qualificação desde o Mundial de 1934. Apenas na Copa de 1930 as vagas não foram definidas desta forma: os países foram convidados para participar do torneio inaugural.

O Brasil não disputou alguns dos torneios classificatórios, por ter garantido a vaga antecipadamente. Em 1934 e 1938, os rivais brasileiros desistiram de participar e a Seleção se qualificou automaticamente. Em 1950 e em 2014, o Brasil carimbou sua presença por ser país-sede da Copa. E em outras quatro oportunidades, a Seleção não precisou disputar as Eliminatórias por ter vencido a Copa do Mundo anterior. Antigamente, o título dava ao campeão uma vaga no Mundial seguinte.

Retrospecto da Seleção Brasileira em estreias nas Eliminatórias

Jogos: 12
Vitórias: 6
Empates: 5
Derrotas: 1
Maior vitória: Venezuela 0 x 4 Brasil (1989)
Gols marcados: 14
Gols sofridos: 5

CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.