terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SUPER RESUMÃO! Giro pelos campeonatos de futebol das américas

01:19 26/01/2016
José Dias Sorriso

Foto: Getty Imagens/Boca e River fizeram um jogo que teve de tudo


O último final de semana nas américas foi movimentado. A bola rolou na América do Sul e na América Central. Como destaque especial a bola rolou na abertura dos Campeonatos Paraguaio e Boliviano. 

No Chile houve a realização da segunda rodada e uma goleada histórica da Universidad sobre o O'Hinggins. 

Teve bola rolando ainda nos gramados da Costa Rica, México, Honduras, Guatemala, entre outros que o torcedor irá conferir neste resumão. 


PARAGUAI - PRIMEIRA DIVISÃO TORNEIO APERTURA

No Campeonato Paraguaio em partida válida pela 1ª rodada do Torneio Apertura, o Cerro Porteño derrotou o River Plate por 2 a 0, fora de casa. O primeiro gol do jogo saiu aos 29 minutos do primeiro tempo. Na etapa final veio o gol que sacramentou o triunfo, através de Raul Cáceres, aos 36 minutos de jogo. O Cerro que jogou boa parte da etapa final com um homem a menos depois que Santana acabou sendo expulso aos 24 minutos. 

Foto: Reprodução/Twitter/Raul Cáceres comemora o segundo gol do Cerro Porteño


Dos clubes paraguaios na Copa Libertadores da América, o Ciclón foi o único a vencer já que Guaraní e o atual campeão Olímpia acabaram derrotados. Jogando fora de casa, o Olímpia perdeu por 2 a 1 para o Sol de América. Servín e Álvarez marcaram para o Sol. Cardozo descontou para o Olímpia. 

O Guaraní também perdeu jogando fora de casa contra o Nacional: 2 a 1. Ramírez e Orzuza anotaram para o Nacional. Correa descontou. 

A rodada teve ainda: 

Deportivo Capiatá 3 x 2 General Caballero
General Diaz 2 x 2 Sportivo Luqueño


BOLÍVIA - PRIMEIRA DIVISÃO TORNEIO CLAUSURA

Na Bolívia houve a realização de seis partidas válidas pela rodada inaugural do Torneio Clausura. O atual campeão Sport Boys Warnes apenas empatou fora de casa contra o San José Oruro: 1 a 1. O time visitante chegou a estar na frente do placar com gol de Gutiérrez mas, Calderón deixou tudo igual para a equipe mandante. 

A primeira rodada que teve ainda: 

Universitário 4 x 2 Real Potosí
Ciclón 2 x 2 Petrolero Yacuiba
Bolívar 1 x 0 Oriente Petrolero
Nacional Potosí 0 x 1 Jorge Wilsterman
Blooming 1 x 0 The Strongest


CHILE - PRIMEIRA DIVISÃO TORNEIO CLAUSURA

Na realização da segunda rodada do Torneio Clausura no Chile aconteceu uma goleada histórica. A Universidad de Chile recebeu o O'Hinggins e não tomou conhecimento do adversário. Um placar avassalador de 8 a 1.

O O'Hinggins chegou a abrir a contagem através de Lezcano, logo aos 7 minutos de jogo. Após o gol o time visitante sofreu um apagão e não foi páreo para a La U. Corujo, aos 21 minutos empatou. Ainda na etapa inicial Ubilla virou a partida aos 39 minutos. Na etapa final o destaque ficou para o argentino Gustavo Lorenzetti que marcou três vezes. Rubio, Canales e Leiva complementaram o massacre.

Com um bom início de temporada, o Santiago Wanderes é o líder com 6 pontos ganhos (dois jogos e duas vitórias) depois de vencer o San Luis por 3 a 1, em casa. 

Jogando fora de casa a Universidad Católica também conseguiu um grande resultado ao golear a Unión La Calera por 4 a 1. 

Os outros resultados da rodada:

Palestino 2 x 1 Audax
Deportes Iquique 1 x 1 Huachipato
Universidad Concepción 2 x 1 Antofagasta
Union Española 1 x 1 Palestino


PRIMEIRA B CHILENA 

Na Primeira B Chilena a bola rolou também pela segunda rodada. Deportes Temuco, Unión San Felipe e Magallanes somam 6 pontos ganhos. 

Os resulados da rodada: 

Barnechea 0 x 0 Iberia
Cobreloa 2 x 2 Copiapó
Deportes Temuco 4 x 1 Everton
Rangers 2 x 3 Puerto Montt
La Serena 2 x 2 Curicó Unido
Santiago Morning 2 x 2 Concepción
Magallanes 1 x 0 Deportivo Nublense 
Unión San Felipe 4 x 1 Coquimbo Unido


COSTA RICA - TORNEIO DE VERÃO

Na Costa Rica houve a realização da segunda rodada do Torneio Verão Primeira Divisão 2016. Herediano e Municipal Pérez são os únicos times 100% de aproveitamento. Com gols de Nuñez e Pedrosa o Herediano venceu o Uruguay por 2 a 0, no estádio José Joaquín Colleya, em San José. 

O Municipal Pérez visitou o Carmelita e venceu por 2 a 1, fora de casa, no estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela. Scott e Monge marcaram para o Municipal. Valverde (contra) fez o de honra do time do Carmelita. 

Outros resultados da rodada: 

Municipal Iberia 1 x 2 Alajuelense
Limón 1 x 1 UCR
Belén Siglo 1 x 0 Cartaginés
Santos de Guápiles x Saprissa (Adiado)


COSTA RICA - LIGA DE ACESSO

Na Liga de Acesso (Segunda Divisão) da Costa Rica houve os jogos da segunda rodada. O líder isolado do Grupo-A é o Jicaral que conseguiu a sua segunda vitória e foi de goleada. A equipe fez 6 a 0 sobre o Cartagena, fora de casa, no estádio Municipal Carrillo, em Filadelfia. 

No Grupo-B a liderança é do Coto Brus que venceu o Jacó Rays por 2 a 0, em casa. 

Outros resultados: 

Puma Generaleña 0 x 1 Turrialba
Barrio México 3 x 1 Osa
Generación Saprissa 1 x 2 Juventud Escazuceña
Punatarenas 3 x 2 Grécia
Cariari Pococí 1 x 2 Aserrí
San Carlos 2 x 2 AD Cofutpa


MÉXICO - TORNEIO CLAUSURA LIGA MX

No México teve a terceira rodada do Torneio Clausura da Liga MX. Apenas duas equipes seguem com 100% de aproveitamento - León e Rayados de Monterrey - ambos com 9 pontos ganhos. Em casa, no estádio BBVA Bancomer, em Guadalupe, o Monterrey bateu o Atlas por 1 a 0. Um jogo super disputado entre duas equipes colocadas entre as favoritas ao título. O único gol do jogo saiu ainda no primeiro tempo através do uruguaio Carlos Sanchez, aos 22 minutos de partida.

Foto: Reprodução/Twittter/León na ponta da Liga MX


O León também teve tarefa das mais difíceis ao enfrentar o Cruz Azul, no estádio Nou Camp. Uma vitória de virada por 3 a 2. O lateral-esquerdo Fábio Santos (ex-Corinthians) colocou o Cruz Azul em vantagem, aos 16 minutos do primeiro tempo. Na etapa final o jogo foi eletrizante e o Léon virou com dois gols de Navarro. Rojas deixou tudo igual mas, o argentino Ezequiel Cano fez o gol da vitória leonina. 

O Pachuca é o terceiro colocado com 7 pontos ganhos após golear o América por 4 a 1, em pleno estádio Azteca, na Cidade do México. O norte-americano Alvarado (contra) abriu o placar em favor dos visitantes, aos 19 minutos de jogo. Ainda na etapa inicial o argentino Jara aumentou aos 28 minutos. Na etapa final Sambueza diminuiu para o América. Lozano e Guzmán ampliaram e decretaram a vitória do Pachuca.

Outros resultados da rodada: 

Queretaro 3 x 0 Dorados 
Tijuana 1 x 3 Santos Laguna
Monarcas Morelia 1 x 1 Toluca 
Jaguares Chiapas 1 x 1 Veracruz
Pumas 0 x 1 Puebla 
Chivas de Guadalajara 2 x 2 Tigres 


MÉXICO - LIGA DE ACESSO 

Pela Segunda Divisão da Liga MX a liderança é da Universidad de Guadalajara, com 9 pontos ganhos. Os ''Leones Negros'' são os únicos com 100% de aproveitamento na competição. Na rodada derrotou em casa o Zacatepec por 2 a 0. O equatoriano Anangonó abriu o placar e Mora fechou a contagem. Os dois gols do jogo ocorreram já na etapa final. 

Correcaminos e Cimarrones empataram por 0 a 0. O Necaxa venceu o Juárez, em casa, por 1 a 0  - gol de Prieto, aos 27 minutos do primeiro tempo. Correcaminos e Necaxa estão na vice-liderança com 7 pontos ganhos. 

Outros resultados: 

Lobos 1 x 2 Alebrijes de Ooaxaca 
Atlante 0 x 0 Venados
Moneros de Zacatecas 1 x 1 Atlético San Luiz
Cafetaleros de Tapachula 2 x 0 Murciélagos
Celaya 1 x 0 Coras de Tepic


COPA LUIS NOFAL 

Na Copa Luis Nofal tivemos o duelo entre Boca Juniors e River Plate. Os dois rivais se enfrentaram em uma partida que teve de tudo: empurra-empurra, jogadas ríspidas, além de quatro expulsões. Foram três pelos lados do Boca (Díaz, Peruzzi e Silva) e uma pelo lado do River (Pisculichi).



O único gol do confronto saiu justamente dos pés de Pisculichi, aos 19 minutos de partida da etapa inicial - ele que foi expulso faltando apenas 5 minutos para o final do jogo realizado no estádio José Maria Minella, em Mar del Plata. No próximo dia 30 os dois times voltam a se enfrentar. 


SUPERCOPA DA COLÔMBIA 

Na Colômbia aconteceu o primeiro jogo oficial do ano no país. Em campo estiveram Deportivo Cali e Atlético Nacional de Medellín que iniciaram a luta pela taça da Supercopa Colômbia - disputada entre o campeão do Torneio Apertura e do Torneio Clausura da temporada passada. 

Jogando em casa, o Deportivo Cali decepcionou os seus torcedores ao perder o jogo de ida por 2 a 0. Jonathan Copete foi o grande destaque do jogo ao marcar os dois gols da partida (um em cada tempo). 

O duelo de volta que vale o título da Supercopa da Colômbia acontece no dia 27, no estádio Atanásio Girardot, em Medellín.


TORNEIO AMISTOSO NO URUGUAI - COPA ANTEL

Na Copa Antel o Palmeiras chegou à final e acabou derrotado pelo Nacional nas penalidades: 4 a 3. No tempo normal o jogo havia terminado empatado por 0 a 0.

FICHA TÉCNICA:

NACIONAL 0 (4) X (3) 0 PALMEIRAS

Nacional: Luis Mejía; Damián Eroza (Jorge Fucile), Sebastián Gorga, Diego Polenta, Mathías Olivera; Santiago Romero (Sebastián Eguren), Felipe Carballo; Kevin Ramírez, Christian Tabó (Leandro Barcia), Nicolás López (Sebastián Fernández); Juan Cruz Mascia (Ignacio González)
Técnico: Gustavo Munúa.

Palmeiras: Fernando Prass; Lucas (Joao Pedro), Edú Dracena, Leandro Almeida, Zé Roberto; Arouca (Matheus Sales), Moisés, Robinho (Agustín Allione), Dudú; Erik (Rafael Marques) e Alecssandro (Gabriel Jesús)
Técnico: Marcelo de Oliveira.

Estádio: Centenario (Montividéu)

Arbitragem: Esteban Ostojich
Assistentes: Miguel Nievas e Hebert Bogao

  • OUTROS RESULTADOS PELAS AMÉRICAS


VENEZUELA - COPA BICENTENÁRIA 
FINAL

Aragua FC 1 x 0 Trujillanos  
Obs: Aragua FC (campeão)


EL SALVADOR - CLAUSURA
2ª RODADA

Dragon 0 x 0 Santa Tecla 
Atlético Marte 1 x 2 Chalatenango 
Sonsonate 1 x 2 Aguila
Isidro Metapán 1 x 1 Alianza FC
Juventude Independiente 3 x 0 FAS
Pasaquina 2 x 0 UES

GUATEMALA - CLAUSURA
2ª RODADA

Guastatoya 3 x 1 Deportivo Petapa 
Malacateco 2 x 0 Xelaju
Antígua 2 x 0 Municipal 
Marquense 1 x 1 Coban Imperial 
San Carlos 0 x 1 Mictlan
Comunicaciones 1 x 2 Suchitepequez

GUATEMALA - SEGUNDA DIVISÃO
2ª RODADA

Mixco 2 x 3 Deportivo Sanarate
Quirigua 3 x 1 Deportivo Jocotán
Sayaxché 0 x 0 Sacachispas 
Heredia 2 x 2 Iztapa 
Puerto San José 2 x 1 Santa Lúcia Cotz
Huehueteco 1 x 0 Deportivo Chiatla 
Cabrones de Bárcena 0 x 1 Comunicaciones B
Halcones 2 x 0 Barrilas 
Carchá 3 x 1 Aurora 


HONDURAS - CLAUSURA
3ª RODADA 

Real Sociedad 2 x 2 Platense
Juticalpa 2 x 1 CD Honduras Progreso
Olímpia 1 x 0 Motagua
Victoria 1 x 1 Real España
Marathon 1 x 0 Vida 

NICARÁGUA - CLAUSURA
2ª RODADA

Diriagén 2 x 1 Municipal
Juventus 1 x 0 Real Madriz
Managua FC 0 x 1 Deportivo Walter Ferretti
Real Estelí 2 x 0 UNAN Managua
Chinandega 1 x 1 Deportivo Ocotal 


BARBADOS  
3ª RODADA

Blackbirds 2 x 1 Paradise
BDF 1 x 1 Weymouth Wales


JAMAICA 
23ª RODADA 

Arnett Gardens 1 x 1 Tivoli Gardens 
Watherhouse 0 x 0 Montego Bay United
Humble Lions 3 x 1 Portmore United
Boys Town 2 x 3 Rivoli United
Reno 2 x 0 Cavalier


TRINIDAD E TOBAGO
13ª RODADA 

San Juan Jablotech 4 x 2 Police
Defence Force 1 x 1 Club Sando
North East Stars 0 x 0 Point Fortin
St, Ann's Angers 1 x 2 Caledonia 
Central 1 x 1 Connection 


BERMUDA - PREMIER LEAGUE 
11ª RODADA

Devonshire Cougars 3 x 0 Hamilton Parish
Devonshire Colts 3 x 5 Somerset Trojans 
Robin Hood 0 x 3 PHC Zebras 
Southampton Rangers 1 x 5 Boulevard Blazers
Dandy Town Hornets 2 x 1 North Village Rams


PANAMÁ
2ª RODADA

Sporting San Miguelito 0 x 2 Alianza
Chepo 1 x 0 Árabe Unido
Atlético Chiriquí 0 x 2 Chorrillo
San Francisco 1 x 0 Plaza Amador 
Tauro 0 x 1 Atlético Nacional


SÃO CRISTÓVÃO E NEVIS 
11ª RODADA 

Bath United 0 x 4 Village Superstars 
Cayon 1 x 1 St. Pauls 
Rivers 0 x 8 Newtown 


SURINAME 
8ª RODADA 

WBC 3 X 0 Leo Victor
Takdier Boys 1 x 2 Botopasie
Inter Moengotopae 1 x 1 Excelsior Meerzorg
Nishan 3 x 2 Notch 
Robin Hood 1 x 4 Transvaal