sexta-feira, 20 de novembro de 2015

MINEIRO 2016: Veja como foi definida a fórmula de disputa

Reunião aconteceu nesta sexta-feira, na sede da FMF, em BH


17:21 20/11/2015
José Dias Sorriso



Foi definido na tarde desta sexta-feira (20) a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2016, em reunião que aconteceu na sede da entidade máxima do futebol do Estado, que está localizada na Capital Mineira. O atual campeão da competição é o Atlético,  depois de ter vencido na última temporada, de forma polêmica, a equipe da Caldense, na grande decisão. 

Para o ano de 2016 o campeonato contará com 12 clubes, sendo que serão disputadas em sua primeira fase 11 rodadas, em turno único. Os 4 melhores na classificação geral avançam para fase semifinal, com jogos de ida e volta. A grande decisão também será decidida no mesmo formato (ida e volta) onde será conhecido o grande campeão de 2016. 

Conforme o regulamento ainda, duas equipes serão rebaixadas para o Módulo-II (Segunda Divisão do Estado). Na reta decisiva da competição foi definido ainda que, o estádio da equipe deverá suportar pelo menos 10 mil torcedores. A tabela oficial do Campeonato Mineiro de 2016 ainda será divulgada pela Federação Mineira de Futebol. 

A competição que terá o seu pontapé inicial no dia 31 de janeiro, com o término previsto para o dia 8 de maio. Estão garantidos na elite do próximo ano: Cruzeiro, Atlético, América, Caldense, Tombense, URT, Guarani, Boa Esporte, Villa Nova, Uberlândia, Tricordiano e Tupi. A novidade ficará por conta do retorno do tradicionalíssimo time do Uberlândia, além da chegada do estreante na divisão, Tricordiano, da cidade de Três Corações. O Uberlândia foi o campeão do Módulo-II neste ano, com o Tricordiano ficando com o vice.