segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fundão não administra, Talismã reage e jogo termina em igualdade

Mesmo com um homem a menos, o time de Cachoeira Escura conseguiu buscar o resultado e agora decide a vaga para a final em casa

23:22 22/11/2015
José Dias Sorriso


Fundão e Talismã ficaram no empate

Foi apenas o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Amador de Belo Oriente, entre as equipes do Talismã e Fundão, onde o que não faltou foi disputa acirrada no decorrer da partida. O jogo foi realizado na tarde deste domingo (22) no estádio Menezão, em Belo Oriente, onde terminou empatado pelo placar de 2 a 2. 

A equipe de Córrego Fundo chegou a fazer 2 a 0 no placar, mas permitiu a reação da equipe adversária. O primeiro lance de perigo no jogo em seu primeiro tempo, foi através do jogador Thiaguinho, que cruzou, e o estreante atacante, Pinha, cabeceou para fora do gol. Na sequência, o Fundão respondeu em jogada que se iniciou com Têti, que cruzou da esquerda e Dinho do Periquito quase mandou a bola para a rede. 

E veio o primeiro gol do jogo, através do camisa 8 Givaldo, que deu um chute forte de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Léo Chorão, fazendo 1 a 0 para a equipe do Fundão. O goleiro que ainda chegou a resvalar na bola, mas acabou vendo-a morrer no fundo das redes. 

Após inaugurar o marcador, a equipe de Córrego Fundo seguiu no campo de ataque e o camisa número 7, Livan, anotou o seu, em um chute com a perna esquerda, dentro da área, colocando 2 a 0 no placar em favor do time alvinegro. O gol marcado neste domingo deixa Livan com 5 gols, mesmo número do atacante Washington, do Ajax - figurando ambos na artilharia da competição. Os jogadores e comissão técnica do time de Córrego Fundo comemoraram muito o segundo gol, que dava tranquilidade a equipe. 

Mas, o Talismã acordou no jogo e não demorou muito para começar uma reação. O lateral Dodô fez um cruzamento perfeito da ala direita e o camisa de número 8 Thiaguinho mandou a cabeça na bola, pegando o goleiro Matheus no contrapé, diminuindo para a equipe alvirrubra de Cachoeira Escura. O gol foi muito comemorado junto aos torcedores que compareceram em grande número ao Menezão.

O lateral Dodô (detalhe) foi um dos destaques da partida


O Talismã foi na base da pressão para cima da equipe do Fundão e a luta era por alcançar a igualdade ainda na etapa inicial. Quando parecia que sairia o empate depois de muito martelar, eis que mais uma vez o Fundão se avivou e por muito pouco o camisa 8 Givaldo não fazia o terceiro e o seu segundo na partida. O jogador se apresentou mais uma vez com um chute de fora da área, com a bola passando a direita do goleiro Léo Chorão. 

Uma partida que ganhou emoções fortes, vindo o time alvirrubro a dar a resposta na sequência, com Dodô cruzando pela direita e Pablo cabeceando, quase empatando. O mapa da mina do Talismã eram as jogadas realizadas pela direita do campo, através do baixinho e sempre ágil, lateral-direito Dodô. O jogador lançou em profundidade para o atacante Pinha, que veio com fama de goleador no futebol ipatinguense. Pinha chegou a dominar a bola e chutar a esquerda de Matheus. 

O Talismã pressionava em busca do gol de empate, até que, ficou com um homem a menos, depois que o volante Halbert foi expulso pelo árbitro Marcial Alves ao receber o cartão vermelho. Isso já na marca dos 41 minutos do primeiro tempo. O Fundão comandado pelo técnico Márcio do Rebate foi para o vestiário em vantagem, ganhando por 2 a 1. 

Veio o segundo tempo e o Fundão nem parecia que tinha um atleta a mais em campo. A postura da equipe na segunda etapa não foi do mesmo jeito à qual havia começado a partida, de forma arrasadora. O Talismã se impôs em campo na etapa final, mesmo estando em desigualdade numérica em campo. 
No próximo domingo os dois times voltam a se enfrentar

A equipe de Cachoeira Escura já começou para cima, depois que, Negão chutou e pregou o maior susto no arqueiro alvinegro. O Talismã mostrava um futebol para frente, centrado no resultado que precisava de obter, por estar em desvantagem no placar. Por estar acuado em seu campo, aceitando as investidas do adversário, o Fundão não resistiu e sofreu o empate. 

Negão recebeu na esquerda, cruzou na cabeça de Pablo, que havia saído de trás, correndo para o meio da área e testando a bola para o fundo do gol de Matheus: 2 a 2. Comemoração geral com os torcedores. O Talismã conseguia a igualdade, depois de largar em desvantagem de dois gols. E, quase que a equipe de Cachoeira Escura chegava ao seu terceiro gol.

Primeiro em uma linda cobrança de falta do jogador Lucas, que viu a bola se chocar com o travessão e sair. Depois, com Pablo cruzando e Thiaguinho cabeceando para fora. O Fundão teve como última oportunidade, um chute do camisa 10 Felipinho, que saiu a esquerda do goleiro adversário. 

Os dois times voltam a se enfrentar no domingo, em Cachoeira Escura. Uma vitória simples, é classificação garantida, a qualquer que seja. Um novo empate leva a decisão da vaga para a final para as penalidades. 


ANÁLISE 

O Fundão começou o jogo de forma arrasadora. É jogo de decisão e em decisão não se pode vacilar. Uma equipe que abre dois gols de vantagem, contra um adversário perigoso como o Talismã, tem que que se segurar. 

O Fundão estacionou depois de ter feito os dois gols. Se não bastasse, a equipe sofreu dois gols em jogadas desenhadas, após cruzamentos. Um cruzamento pela direita: gol. Um cruzamento pela esquerda: gol. O Talismã soube aproveitar a falha na marcação. Vale fazer menção, de forma positiva, do atacante Livan, que mostrou categoria e muita raça para fazer o segundo gol do Fundão. O jogador que alcança a artilharia, ao lado do baixinho Washington, do Ajax. Givaldo é outro que merece o destaque, não somente pelo gol, mas pelo espírito de luta, assim como Bruno Kennedy, que divide todas. Ainda sobre o Fundão e fazendo justiça, o lateral-direito Jefinho se destacou com os passes que originaram os gols de Givaldo e Livan.

No Talismã vale frisar a garra demonstrada pelos jogadores para buscar a igualdade, depois de saírem atrás, em desvantagem de dois gols. Jamais eu poderia deixar de fazer menção do jogador Dodô, que para mim foi um dos melhores homens em campo pelos lados do time de Cachoeira Escura. O atleta teve participação direta em lances capitais do Talismã no jogo.

Além dele, destaco o excelente camisa 10 Pablo. Mais uma vez fez a diferença. Fechando a análise, o meia Thiaguinho foi um leão, juntamente com Negão, que fez uma partidaça na segunda etapa. O jogo como em um todo foi dos mais agradáveis.

Agora é aguardar o próximo domingo e ver quem vai chegar a tão desejada final. De uma coisa estou certo: emoção não vai faltar.


FICHA DO JOGO

FUNDÃO 2 X 2 TALISMÃ
Local: Menezão (Belo Oriente/MG)
Motivo: Semifinal - Jogo de ida - Amador de Belo Oriente 2015
Gols: Givaldo (Fundão), Livan (Fundão) e Thiaguinho (Talismã) no primeiro tempo; Pablo (Talismã) no segundo tempo.
Expulsão: Halbert (Talismã) no primeiro tempo
Árbitro: Marcial Alves (L.D.I)
Assistentes: José Roberto e Mislaine Romualdo (ambos da L.D.I)
FUNDÃO: Matheus; Jefinho (Batata; depois Worley), Dedê, Athos e Teti (Rafael Fernandes); Bruno Kennedy, Givaldo, Felipinho e Thulinho; Livan e Dinho do Periquito. Técnico: Márcio do Rebate.
TALISMÃ: Léo Chorão; Dodô, Betão, Uarlei e André (Renilton); Vinícius, Halbert, Thiaguinho (Deninho) e Pablo; Negão e Pinha (Lucas). Técnico: Rafhael Douglas.