segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ajax elimina o Braúnas e reedita final do último ano contra o Talismã

Gutyerre foi o homem do jogo, com participação em todos os gols do time belo-orientino na partida

01:07 30/11/2015
José Dias Sorriso

Ajax elimina o Braúnas e reencontra o Talismã na grande final




O Ajax está na grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2015. Pelo segundo ano consecutivo o time chega a decisão e pela frente vai encontrar um adversário já conhecido, o Talismã, de Cachoeira Escura. Na tarde do último domingo (29) o time comandado pelo técnico Cléber Barros eliminou o Braúnas, jogando no estádio Menezão, em Belo Oriente/MG, fazendo o placar de 3 a 0. O jogo de ida da fase semifinal havia terminado em igualdade: 1 a 1. 

O JOGO
Ajax e Braúnas voltaram a se enfrentar pela fase semifinal do Campeonato Amador de Belo Oriente, na tarde deste domingo. O jogo de ida terminou em igualdade (1 a 1) e tudo estava em aberto. O Ajax buscando prosseguir na competição, assim como o Braúnas, que depositava as suas fichas na busca por acender a final depois de ter alcançado a classificação somente na última rodada da primeira fase. 

O Ajax dominou os 10 primeiros minutos de jogo, obtendo a maior posse de bola. A primeira real grande oportunidade na partida saiu através do atacante Zoi, que chutou e, Maik, goleiro do Braúnas, fez uma grande defesa. 

Não demorou muito para o gol sair do Ajax sair. Escanteio pelo lado direito do campo, cobrado por Gutyerre, a bola encontrou a cabeça de Foguete, que mandou para o fundo do gol, inaugurando o placar. Após sofrer o gol, o Braúnas deu uma ligada na partida e criou duas oportunidades em sequência. Primeiro, com Tuca, que havia recebido de Jô. Depois, com Endinho, que arriscou e a bola foi para fora. 

O Ajax retomou o controle do jogo e teve nos pés de Gutyerre a chance para ampliar, após uma falta da entrada da grande área. E ele realmente guardou. O jogador bateu com perfeição, na gaveta, sem chances para o goleiro Maik, que via a sua equipe, Braúnas, em desvantagem de dois gols. 

O Ajax foi para o intervalo com larga vantagem e na volta o objetivo era continuar ofensivo, explorando os contra-golpes para aumentar e liquidar de vez com o adversário. No segundo tempo o que se viu foi o Ajax em busca de mais um gol, com o Braúnas aceitando as investidas do adversário. 

Cruzamento de Ronan, que Foguete sozinho, errou, desperdiçando a chance de marcar mais um. Um Braúnas desorganizado em campo nos minutos iniciais da etapa final e o que se via era o Ajax na base da pressão. Outra jogada criada pela time laranja, com Daniel cruzando na risca da pequena área e Guilherme mandando para fora após cabecear forte. 

O Ajax atacando e o Braúnas com uma postura defensiva. O Ajax conseguiu outros três lances de perigo, em sequência. Primeiro com Daniel, que cruzou e Zoi chutou para fora. Segundo, em jogada de Ronan, que mandou um balaço de fora da área, que Maik praticou uma grande defesa. E ainda uma jogada de Foguete, que perdeu a oportunidade chutando para fora. 

O Braúnas veio buscar uma reação no jogo em cobrança de falta de Endinho, que passou bem próximo a meta de Bocão, além de Tuca, que recebeu uma bola e chutou forte para fora. 

O Braúnas perdendo o jogo e o que já estava ruim ainda piorou, com o terceiro gol do Ajax. Gutyerre lançou André, que tocou na saída do goleiro, e na bola não entrar de forma direta, chegou o baixinho Washington, aproveitando a sobra dentro da área, sendo necessário dar um carrinho para empurrar a bola para o fundo do gol. O lance que gerou muita polêmica, com os jogadores e comissão técnica do Braúnas alegando que Washington estava em posição irregular (impedimento), no momento em que fez o gol. 

Washington se isolou na artilharia do Campeonato Amador, chegando ao seu sexto gol, deixando os concorrentes para trás. O Ajax mais uma vez, pelo segundo ano seguido elimina o Braúnas na fase semifinal. A equipe está na decisão que será contra o Talismã que eliminou o Fundão.

Na última temporada os dois times se enfrentaram na grande final e quem levou a melhor foi o Talismã, garantindo o título naquela oportunidade. A final em 2015 será reeditada.


ÚLTIMOS CONFRONTOS

Nos últimos três jogos, o Talismã venceu dois e o Ajax um. Chama a atenção ainda a probabilidade de se ver a rede balançando. Nos últimos três confrontos, o Ajax marcou duas vezes e o Talismã seis vezes.


ANÁLISE

Claro, sem dúvidas alguma foi o homem do jogo, o polivalente Gutyerre. O camisa 8 teve participação nos três gols do time de Belo Oriente. Friso ainda o seu gol de falta. Cobrança magistral. O resultado foi terrível para o Braúnas, mas não podemos deixar de citar o goleiro Maik. Se não fosse as belas defesas praticadas por ele, talvez poderia ter sido pior. Fez uma defesa arrojada no chute de Zoi, salvou uma bola, tirando de soco, praticamente em cima da linha, além de ter espalmado uma pancada de Ronan, de fora da área. Ainda jovem, o goleiro merece uma atenção especial. O árbitro do jogo, Fernando Oliveira, teve em seus melhores dias. Uma arbitragem segura. Admiro a sua forma de apitar a algum tempo. Sempre com autoridade no jogo. Se ele não foi tão bem da última vez que o vi apitar, desta vez ele (Fernando Oliveira) teve uma atuação digna de reconhecimento.


FICHA DO JOGO

AJAX 3 X 0 BRAÚNAS
Motivo: Semifinal, jogo de volta, Campeonato Amador de Belo Oriente 2015
Local: Menezão (Belo Oriente/MG)
Gols: Camisa 09-Foguete e camisa 08-Gutyerre, no primeiro tempo; camisa 23-Washington, no segundo tempo
Árbitro: Fernando Oliveira
Assistentes: José Roberto e Henderson Costa
AJAX: Bocão; Pretinho (Rafael), Guilherme, Matheus e Maicon (Danilo); Daniel (Jhow), Romário, Gutyerre e Ronan (Max Thulio); Foguete (André) e Zoi (Washington). Técnico: Cléber Barros.
BRAÚNAS: Maik; Ronaldo (Isaías), Rafael, Zé Dieto e Jô; Douglas (Etinho), Levindo, Kelvin (Jefinho) e Endinho; Jailton (Paulinho) e Tuca. Técnico: Davi Marcos