segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Em duelo de oito gols, Ajax confirma liderança e Areia Preta dá adeus

Partida no estádio Menezão teve três expulsões, reação meteórica e muita disputa entre os dois times

21:43 15/11/2015
José Dias Sorriso

Empate garantiu a liderança isolada ao Ajax e a eliminação precoce do Areia Preta

Uma bela tarde de futebol em Belo Oriente. Uma partida das mais aguardadas: Ajax x Areia Preta. Duas equipes que desde o início da competição entraram como francas favoritas ao título deste ano. O duelo válido pela última rodada da competição, em sua primeira fase. O Ajax já classificado por antecipação, enquanto que, o Areia Preta precisava de vencer para seguir adiante. Ao time comandado pelo técnico Nego, restava apenas fazer a sua parte, porém de olho no placar do jogo entre Fundão e Braúnas, que acontecia em Córrego Fundo. Era vencer e por a mão na vaga.  Um tropeço no Menezão e vitória do Braúnas colocaria tudo a perder.

Diante de um Ajax reforçado, o Areia Preta foi em busca do resultado e deu o primeiro susto na partida. Falta da entrada da área, o canhoto camisa 10, Rogerinho, cobrou e o estreante da tarde, goleiro Neneca, mandou para fora, espalmando a bola com estilo. A insistência do Areia pelo gol surtiu efeito, quando Thiago Viggiano recebeu a bola e teve tempo de empurrar com tranquilidade para o fundo das redes, inaugurando a contagem: 1 a 0.

Após o empate, Ajax comemora
O primeiro gol saiu aos 8 minutos do tempo inicial e não demorou muito para que o Areia Preta ampliasse, através de Rogerinho, logo na sequência, aos 10 minutos de partida. O Ajax não se encontrava em campo, errando muito na saída de bola e consequentemente nos passes. Nos minutos iniciais de partida, as jogadas em favor do líder da primeira fase do Campeonato não fluíam. 

Até que, brilhou a luz do artilheiro, Foguete, que mostrou personalidade para dominar a bola dentro da área, tirar a defesa adversária e chutar para o fundo das redes de Marão, que nada pôde fazer. Nessa altura do jogo, o Areia vencia por 2 a 1.

Não demorou muito tempo para o time do técnico Nego ''voltar para a partida'' e pressionar em busca de ampliar. Se na primeira tentativa não deu, desta vez, em mais uma falta da entrada da área, sofrida pelo atacante Thiago Viggiano, que o camisa 10 Rogerinho bateu com perfeição, sem chances para o goleiro Neneca, que ainda deu o salto, mas não alcançou a bola - lindo gol. 

Rogerinho guardou em perfeita cobrança de falta
Um primeiro tempo com o Areia Preta procurando se sair bem no dever, enquanto que o Ajax, já com a vaga garantida, não conseguia impor o seu ritmo de jogo. O árbitro Fernando Oliveira já havia assinalado o tempo de acréscimo, quando aos 46 minutos de jogo, em seu primeiro tempo, o Ajax fica com um homem a menos em campo, depois que o zagueiro Matheus acabou expulso, após o árbitro constatar um tapa que o jogador deu no rosto do atacante Washington, do Areia Preta. 

Antes de ter sido dado o encerramento da etapa inicial, quase saiu mais um gol do Ajax, em um cruzamento feito pelo lateral-esquerdo Maicon, que o atacante Zoi mandou rente o poste esquerdo do goleiro Marão.

Rogerinho fez dois gols no jogo
O time belo-orientino, Ajax, voltaria do intervalo com um homem a menos e uma desvantagem de dois gols. Veio então a segunda etapa e a situação do Areia Preta se complicou, logo aos 2 minutos de jogo, depois que o jogador Kelson foi expulso pelo árbitro, que interpretou que o atleta - já amarelado -  estaria retardando a partida, após pegar a bola. Houve muita reclamação por parte dos jogadores e comissão técnica do Areia Preta, após a ação do juiz. 

Passado o ocorrido, o time do Areia Preta se recompôs e conseguiu marcar com o veloz e sempre ágil, atacante Washington, que ganhou a bola da defesa do Ajax, saiu na cara de Neneca e somente empurrou, balançando a rede. Um placar elástico: 4 a 1, em favor do Areia.

Mas para quem pensava que a fatura estava liquidada e a vaga para o Areia Preta encaminhada, eis que se iniciou uma reação meteórica do Ajax, o que deixou a partida eletrizante. A mexida feita pelo técnico Cléber Barros surtiu o efeito de imediato, com a entrada do baixinho Washington. Ainda sentindo uma contusão, o atacante foi para o sacrifício para ajudar a sua equipe. Mostrando categoria, o jogador recebeu uma bola, cruzada pelo lateral-esquerdo Maicon, e teve tranquilidade para diminuir para o Ajax.

A situação da partida se inverteu da água para o vinho, com o Ajax todo pressão, contra um Areia Preta que estacionou. Após fazer o seu segundo gol, o time martelou e ligou o sinal de alerta no Areia que precisava do resultado. Veio um balde de água fria, quando mais um estreante da tarde, Gutyerre, pegou uma sobra de bola e acertou um chute fulminante para o fundo do gol de Marão, deixando o Ajax apenas a um gol do empate. Uma reação bárbara. 
Duelo pegado entre as equipes
Um Areia Preta desfigurado em campo e entregue ao adversário. Uma equipe irreconhecível, com uma postura de total apatia em campo, depois de estar com uma larga vantagem. Um time completamente diferente, do que iniciou a partida de forma arrasadora. Os papéis literalmente se inverteram. O Areia Preta de olho no resultado (4 a 3) que ainda era favorável e também de antena ligada na partida que acontecia em Córrego Fundo.

No Fundão, o Braúnas seguia vencendo por 2 a 0, aumentando ainda mais a obrigação de se fazer o resultado. Sofrer o gol de empate na altura da partida, seria algo trágico, o que acabou acontecendo com o time do técnico Nego. O camisa 10 Neguinho bateu uma bola cruzada, Foguete aproveitou a sobra e estufou a rede de Marão, mais uma vez. Era o gol do empate do Ajax: 4 a 4.

No detalhe a pose para a foto, antes da bola rolar
Para piorar ainda mais, aquilo que já não estava bom, o árbitro Fernando Oliveira expulsou o meia Rogerinho, deixando o Areia Preta, com apenas nove jogadores. O quarto gol culminou no abatimento do Areia que viu o tempo se findar e após o apito final do árbitro ter de encarar a eliminação precoce da competição. 

O Areia Preta termina o Campeonato Amador de Belo Oriente na 5ª colocação, com os mesmos 10 pontos ganhos do Braúnas, que precisava e conseguiu vencer o Fundão, em Córrego Fundo, por 2 a 0. O Braúnas ficou com a vaga de acordo com o primeiro critério desempate - confronto direto - já que havia batido o Areia (1 a 0), no duelo que ocorreu na 3ª rodada. Após o empate deste domingo, o Ajax encerra a sua participação na competição, na liderança, com 16 pontos ganhos. A equipe termina ainda com o maior número de vitórias (5 no total) e o melhor ataque da primeira fase (21 gols). 


ANÁLISE 

Sejamos realistas. Uma equipe que está ganhando por 4 a 1, e ainda permite a reação do adversário e da forma que foi, é muito complicado. Se me entendem, o Areia precisava do resultado e de forma alguma poderia ter dormido em campo como fez. O Nego como treinador jamais poderia tirar ''leite de pedra'' com o elenco que ele tinha nas mãos, que antes de iniciar a competição, parecia o mais ''estrondoso''.

O setor direito do Areia Preta pecou na marcação e o Ajax não titubeou para conseguir a façanha no segundo tempo. Futebol é pegada e exige que quem veste uma camisa, vista com raça. Tem jogador que não pode vestir a camisa de uma equipe que briga por alguma coisa. Digo mais que, se não fosse as condições físicas, que forçou a substituição, o lateral-direito Pretinho jamais poderia ter saído do jogo pelos lados do Areia Preta, até mesmo por causa de sua experiência.

A expulsão de Kelson, com apenas 2 minutos de jogo, desmontou a equipe. Um jogador peça fundamental. Destaco ainda, o aguerrido zagueiro Fredinho, que lutava no sistema defensivo. Outro, Washington. Atleta de velocidade e muita agilidade. Ajudou a equipe, mas como diz o dito popular: ''uma andorinha só, não faz verão''. O que já estava ruim ficou ainda pior, quando Rogerinho também foi expulso. Acredito eu que, alí foi sacramentada a sorte do Areia na competição.

Pelos lados do Ajax eu trago como ponto, o excelente goleiro Neneca. Aí vem aquela pergunta de muitos: Como ele pode ser bom, se tomou quatro gols? Resposta simples e fácil: O jogador não teve culpa alguma nos gols sofridos. O arqueiro fez defesas arrojadas e salvou o Ajax em lances de extremo perigo do Areia.

O lateral-esquerdo Maicon esteve bem no jogo, apoiando muito e participando de jogadas capitais para a equipe. Eu esperava mais de Neguinho, que é um jogador tarimbado e acostumado a decisões, mas ele não fez uma partida de um todo ruim não. Quando falo ruim, é do ponto de vista daquilo que ele pode render ao time.

Gostei da atuação de Gutyerre. Uma categoria para bater na bola e muita garra dentro de campo. O camisa 8 foi um dos destaques do time. O que falar do baixinho Washington? Mesmo ainda se recuperando de uma contusão, foi para a partida  e fez uma bela atuação. Jogador super importante para o grupo do Ajax.

Foguete, mais uma vez, mostrou seu poderio como artilheiro. Se igualou aos principais artilheiros do certame. Um atacante que sabe jogar quando a bola chega em seu pé, assim como demonstra ser oportunista. Sempre no lugar certo para empurrar para a rede.

E finalizando a minha análise, a atuação do árbitro não foi das melhores. Juiz confuso na parte disciplinar do jogo. Distribuiu cartões amarelo a reviria no primeiro tempo e se perdeu na etapa final. Confesso até que, já ví o árbitro apitar outras vezes e esteve muito bem, mas neste domingo não tem como dar a melhor das notas para ele. Espero que na semifinal e na final tenhamos uma arbitragem à altura dos jogos. Isso é algo que precisa de ser visto com muita minúcia. 


SEMIFINAIS 

Definidos os confrontos da semifinal, após a última rodada da primeira fase disputada neste domingo. O Ajax (1º colocado) x Braúnas (4º colocado) e Talismã (2º colocado) x Fundão (3º colocado). 



FICHA DO JOGO

AJAX 4 X 4 AREIA PRETA
Local: Menezão (Belo Oriente/MG)
Árbitro: Fernando Oliveira (L.D.I)
Assistentes: Roilson Freitas e Mislaine Romualdo (Ambos da L.D.I)
Gols: Thiago Viggiano (AP), Rogerinho (AP), Foguete (Ajax) e Rogerinho (AP) no primeiro tempo; Washington (AP), Washington (Ajax), Gutyerre (Ajax) e Foguete (Ajax)
Expulsos: Matheus (Ajax); Kelson e Rogerinho (Areia Preta)
AJAX: Neneca; Rafael, Léo, Matheus e Maicon (Marinho); Alan (Ronan), Romário, Gutyerre (Jhow) e Neguinho; Foguete e Zoi (Washington). Técnico: Cléber Barros.
AREIA PRETA: Marão; Pretinho (Jhon Lennon), Fredinho, Kelson e Geovane; Everton, Alan e Rogerinho; Thiago Viggiano, Washington e Leandrinho (Fernando). Técnico: Nego.