segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

SOLTA O GRITO! Talismã é bicampeão amador de Belo Oriente

19:32 13/12/2015
José Dias Sorriso


Equipe de Cachoeira Escura leva pelo segundo ano consecutivo a taça do Campeonato Amador

O Talismã  sagrou-se neste domingo (13) bicampeão do futebol amador belo-orientino depois do empate por 1 a 1 com o Ajax, no estádio Menezão. Um jogo super disputado entre os dois times. O duelo de ida, que também havia ocorrido em Belo Oriente, terminara com vitória do Talismã por 2 a 1, de virada. O time de Cachoeira Escura entrou em campo na tarde deste domingo com a vantagem, lhe bastando apenas o empate para levar a taça pelo segundo ano consecutivo. 

O JOGO

As maiores oportunidades do jogo aconteceram ainda na primeira etapa, com chances para os dois lados. O primeiro grande lance de perigo no jogo veio através do camisa 10 Pablo, que disparou de fora da área  um petardo com a perna canhota, obrigando o goleiro Bocão, do Ajax, a praticar uma grande defesa. A resposta do time de Belo Oriente não demorou e após cruzamento de Pretinho, o atacante Zoi cabeceou a bola para fora. 
Uma partida tensa, em uma tarde de Menezão lotado e muito calor. O Ajax precisando do resultado e o Talismã administrando o placar favorável, alcançado ainda no duelo de ida. Em falta ocorrida a certa distância, o meia Pablo realizou a cobrança e o goleiro Bocão, mais uma vez, apareceu para fazer a defesa de forma segura.

O Talismã conseguiu criar mais uma oportunidade, através de Léo Santiago, que poderia ter aberto o placar, depois de ter recebido a bola sozinho e, no chute, Bocão realizou a defesa. Duas grandes equipes, onde somente uma sairía vencedora, colocando a mão no caneco. Ajax e Talismã que se encontraram mais uma vez em uma grande final, sendo pelo segundo ano consecutivo. O Talismã na briga pelo bicampeonato e o Ajax atrás da sua inédita taça. 

Novamente surgiu uma grande chance para o Ajax e foi através de Foguete, que obrigou o goleiro Léo a praticar uma grande defesa. O jogo transcorria na base do lá e cá, até que, a rede balançou e foi aberta a contagem.

O GOL INAUGURAL

O Ajax vivia a expectativa de marcar e igualar o placar no agregado. Falta sobre Ronan. O talentoso volante Gutierre bateu com perfeição e a bola foi morrer no canto direito do goleiro Léo, que nada pôde fazer no lance. Sem chances para ele alcançar a bola, tamanha a categoria de Gutierre na cobrança. Comemoração geral de todo o elenco do Ajax. Muita vibração. O gol saiu aos 32 minutos de partida em sua etapa inicial. O Ajax em vantagem na partida.

Quando o jogo já se encaminhava para o encerramento de seu primeiro tempo, quase que o meia Pablo balançava a rede e deixava tudo igual. Após escanteio, Pablo, meio que desequilibrado, ainda conseguiu bater na bola, com o arremate saindo fraco e, o goleiro Bocão tendo trabalho mais uma vez, salvando em cima da linha. Isso já aos 46 minutos do primeiro tempo. O Ajax virava o primeiro tempo com o placar favorável, o que estaria levando a decisão para as cobranças da marca da cal. 

No segundo tempo, o time de Belo Oriente levou o maior susto, logo nos primeiros minutos, depois que Bocão fez uma grande defesa, após a bola desviar na zaga. Um segundo tempo disputado, na base da marcação forte. Na altura do jogo, era sair um gol para colocar uma das duas equipes bem mais próxima a taça (empate do Talismã ou o ampliar do Ajax).

O GOL DO TÍTULO

O jogo já estava caminhando para os seus instantes derradeiros e dramáticos, até que Negão, aproveitou uma bola, que sobrou para ele, na cara do goleiro Bocão, que nada pôde fazer. Negão estufou a rede do time belo-orientino e correu para o abraço, comemorando junto ao alambrado com os fanáticos torcedores do Talismã. O gol que saiu aos 33 minutos da etapa final, para delírio dos torcedores da equipe de Cachoeira Escura, que via o bicampeonato ficar mais perto.

Partida empatada (1 a 1) e restou ao Ajax se lançar no campo de ataque. Danilo, que entrou no segundo tempo arriscou de fora da área e a bola saiu a direita do goleiro Léo. A resposta do Talismã veio de imediato, através de Léo Santiago, mas a bola não entrou. Na tentativa de marcar e levar o jogo pelo menos as penalidades, o Ajax criou uma oportunidade clara de gol, com Foguete recebendo a bola, dentro da área, e batendo para fora. Isso já na marca de 43 minutos do segundo tempo. O Ajax poderia ter perdido ali a sua última oportunidade, mas não foi a última, já que com o zagueiro Matheus, quase que a bola entrava.  

O jogador do Ajax deu um chute forte com a perna canhota, já aos 47 minutos, e o goleiro Léo fez uma defesa milagrosa, mandando a bola para fora. Foi o último lance com oportunidade de gol do jogo. Ao final do apito do árbitro Joselito Barbosa, jogadores, comissão técnica e torcedores do Talismã, em total estado de euforia, comemoraram o bicampeonato amador belo-orientino da equipe. Uma festa na tarde ensolarada do Menezão. 


FICHA DO JOGO

AJAX 1 X 1 TALISMà
Local: Menezão (Belo Oriente/MG)

Gols: Gutierre, aos 32 minutos do primeiro tempo (Ajax); Negão, aos 33 minutos do segundo tempo (Talismã)

Árbitro: Joselito Barbosa (L.D.I)
Assistentes: Ederson Oliveira e Geraldo da Silva Sá (Ambos da L.D.I)

AJAX: Bocão; Pretinho, Guilherme, Matheus e Maicon (Danilo); Ronan (Guri), Romário (Alan), Gutierre e Neguinho; Foguete e Zoi (Washington). Técnico: Cléber Barros.

TALISMÃ: Léo; Dodô, Halbert, Uarlei e Renilton; Lucas, Vinícius, Thiaguinho (Gustavinho) e Pablo; Negão e Léo Santiago (Pinha). Técnico: Rafhael Douglas


ARBITRAGEM 

Um jogo complicado para se apitar. Partida que valia a taça. Uma decisão não é um jogo qualquer e que requer grande responsabilidade e somente um apitador competente consegue manter o bom andamento do jogo, como ocorreu com Joselito Barbosa ''Pirola''. Na minha opinião esteve muito bem, mais uma vez. 

O árbitro do quadro da L.D.I (Liga de Desportos de Ipatinga) que anunciou inclusive, que o jogo deste domingo foi o seu último na carreira. Joselito nos mostrou um exemplo de como se conduzir um duelo decisivo: pulso firme, mantendo a autoridade em campo, sem se intimidar. Geraldo da Silva Sá e Ederson Oliveira foram seus auxiliares no jogo e também mostraram um bom trabalho. Toda a organização da arbitragem mais uma vez, por meio do presidente da comissão de árbitros da L.D.I, Ronaldo Careca, esteve em grande nível. 

WASHINGTON 

Um baixinho que tem que ser respeitado pelo grande futebol que joga. Um atleta, que mesmo ainda sem estar 100%, como aconteceu em alguns jogos, devido ter sentido uma leve lesão, mostrou o porque de ter sido um dos destaques do Ajax. O atacante termina a competição como o artilheiro, com 6 gols. Como já disse: foi um reserva de luxo e está de parabéns pelo belo campeonato que fez. 
BOCÃO

O goleiro teve uma grande atuação. Fez belas defesas e o gol que sofreu não tinha jeito. Ele que pelo segundo ano consecutivo defende a camisa do Ajax. 
LÉO

O goleiro foi premiado pela Liga com o troféu de menos vazado da competição e na minha opinião fez defesas importantes, não somente neste domingo, como também no domingo anterior, no jogo de ida. A defesa de Léo, no chute efetuado pelo zagueiro Matheus, foi determinante para a conquista do título. Uma defesa fantástica, colocando a bola pra fora. Não teve culpa no gol que sofreu. A cobrança de Gutierre foi magistral e sem chances para ele.

NEGÃO

Entra para a história. Pode se passar anos e todos vão se lembrar dele como o jogador que fez o gol que garantiu o bicampeonato amador de Belo Oriente para o Talismã. O jovem atleta foi responsável pelo gol que coroou a conquista do Talismã. Mostrou muito oportunismo para empurrar a bola para o fundo da rede. Negão também merece os parabéns pelo grande campeonato que fez, inclusive sendo um dos artilheiros da competição. 

GUTIERRE 

Lutou muito em campo, fazendo até mesmo um golaço, de falta. Na minha opinião foi o jogador que a agremiação belo-orientina trouxe e que deu frutos. Ele não foi campeão, mas cumpriu o seu papel com a camisa do Ajax. Jogador diferenciado.

PABLO 

Carregador de piano do Talismã no decorrer do campeonato. Comemorou muito o título. O camisa 10 tem potencial e na reta decisiva foi fundamental para a equipe. Atleta também diferenciado. Uma categoria impressionante.


CLUBES

Estão de parabéns, ambos os clubes. Talismã (campeão) e Ajax (vice). O Nélio pelos lados do time de Cachoeira Escura e o Douglas pelos lados do Ajax. O futebol belo-orientino ganhou com uma grande final e isso só foi possível graças a organização das equipes por meio de seus dirigentes que mostraram competência. 


LIGA DE DESPORTOS DE BELO ORIENTE 

Meus parabéns a L.D.B.O (Liga de Desportos de Belo Oriente) pela realização do campeonato. Acredito não ter sido fácil organizar a competição, mas por meio de seu presidente, Edson Martins de Almeida ''Dinho'', do Diretor-Técnico Lúcio Roberto Guedes e da Secretária Maria Aparecida Carvalho, tudo deu certo. Que venha 2016, na expectativa mais uma vez de grandes emoções do nosso futebol.

PRESTÍGIO 

Dentre as várias autoridades que estiveram prestigiando a grande decisão em Belo Oriente/MG, como convidados ilustres, destacamos: o Diretor de Futebol da Federação Mineira de Futebol, Edilson Marques ''Catita'', além do presidente atual da Liga de Desportos de Ipatinga, Roberto Xavier. Se fez presente ainda, o Gerente de Esportes do Município, Willian Souza, além de Gláucio Alves, Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 


SEGURANÇA

A Polícia Militar deu total segurança para a realização do jogo. Conforme já havia sido destacado em reunião, antes do dia do jogo, que o aparato seria forte. Quem foi ao campo pôde acompanhar a partida de forma tranquila. 


QUE VENHA 2016

Que em 2016 tenhamos novidades concernente ao esporte de nossa cidade. Que venhamos a ter a realização de jogos, não somente de futebol na categoria adulto, mas também no aspirante. Que haja a oportunidade para a garotada também mostrar que sabem jogar. Que aconteça torneios de futsal. Que haja incentivo ao esporte de uma maneira geral.