segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

ESPECIAL! Campeões da América Central e do Norte 2015

18:17 28/12/2015
José Dias Sorriso

O FUTBLOG DO SORRISO traz ao amigo torcedor um ESPECIAL sobre os campeonatos da América Central e do Norte 2015.


CANADÁ

O Campeonato Canadense que contou com a participação de 12 equipes. Os oito melhores da primeira fase avançaram para as quartas de final. O Toronto eliminou o Milton, pegando na semifinal o York Region, que eliminou o Burlington. Na outra semifinal se enfrentaram Warteloo e Serbian - eliminaram Atomic e London City - respectivamente. Na semifinal, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Toronto levou a melhor na prorrogação: 3 a 2. Já o Warteloo se garantiu na decisão depois de ter batido o Serbian por 3 a 2. Na grande final quem levou a taça de campeão foi a equipe do Toronto Croatia, que venceu o Warteloo por 1 a 0. O único gol do jogo e do título canadense do Toronto foi anotado por Williams, aos 20 minutos do segundo tempo. A equipe chegou ao hexacampeonato nacional (2000, 2004, 2007, 2011, 2012 e 2015). 

COSTA DA RICA 

Chegamos na Costa Rica, um dos grandes campeonatos da América Central e do Norte. O Deportivo Saprissa sagrou-se campeão costarriquenho pela 32ª vez, vencendo na grande final o maior rival, Alajuelense. Quatro times se classificaram na primeira fase. O Alajuelense terminou a fase classificatória na primeira colocação, com 45 pontos ganhos. O Herediano, em segundo, com 43. Saprissa, com 39, e Limón, com 37, fecharam o G-4. Os resultados dos jogos das semifinais: Saprissa 3 x 0 Herediano e Limon 0 x 0 Alejualense (ida). Herediano 2 x 0 Saprissa e Alajuelense 3 x 0 Limon (volta). Na final: Saprissa 2 x 0 Alajuelense (ida) e Alajuelense 1 x 2 Saprissa (volta). O Saprissa levantou a taça. Uma grande festa no estádio Alejandro Morera Soto, em especial para o técnico Carlos Watson, que ganhou pela primeira vez em sua carreira o campeonato nacional. Além da conquista, o clube tem vaga garantida em mais uma edição da Liga dos Campeões da Concacaf. 

EL SALVADOR 

Em El Salvador também já se sabe quem é o campeão 2015. O Club Alianza sagrou-se vencedor do Torneio Apertura batendo na final em jogo único o FAS por 1 a 0, no estádio Cuscatlán. O zagueiro Ramón Martinez foi o grande herói da conquista, marcando o gol do triunfo, já no tempo final de partida. A competição em El Salvador que tem a participação de 12 clubes, sendo que as oito melhores haviam avançado para as quartas de final. O Alianza (campeão) havia terminado a fase regular na terceira colocação. A equipe que não conquistava o campeonato nacional desde a temporada 2010/2011. O Alianza é um dos clubes mais tradicionais de El Salvador, inclusive ostenta o posto de ser um dos únicos campeões de torneios fora do país. O clube que acaba de vencer mais uma vez o campeonato nacional tem como um de seus maiores marcos na história, a vitória sobre o Santos, que na época contava com Pelé e outros craques. Vitória salvadorenha por 2 a 1, em 1º de janeiro de 1966. 


GUATEMALA 

Na Guatemala não teve os tradicionais na decisão, como o Municipal e o Comunicaciones, por exemplo. O que podemos afirmar é, que teve surpresas. Duas equipes que jogaram uma final inédita. Os chamados ''gigantes'' caíram fora na semifinal. O Antigua surpreendeu o Comunicaciones (que era o atual campeão), o eliminando em dois jogos de arrepiar na fase semifinal. No jogo de ida: 3 a 3. Na partida de volta, o Antigua venceu por 1 a 0, derrubando um dos maiores favoritos a taça da temporada. No outro confronto da fase semifinal, o Guastatoya passou pelo Xelaju - clube também acostumado a títulos. Na partida de ida da semifinal, o Guastatoya venceu por 3 a 0. Na volta, empate: 2 a 2. O Guastatoya voltava a uma decisão depois de 14 anos. Na decisão, vitória do Guastatoya na ida: 2 a 1. No duelo de volta, valendo a taça, o Antigua fez 2 a 0, ficando assim com o caneco, para a alegria de seus torcedores que abarrotaram o estádio. Os ''Panzas Verdes'' levaram o campeonato nacional pela primeira vez em sua história.


HONDURAS

O campeão hondurenho da temporada foi o CD Honduras El Progresso. O clube faz história na Liga depois de completar um ano do acesso a máxima divisão do futebol do país. Foram um total de 22 jogos, com 12 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O Campeonato Hondurenho teve a participação de 10 clubes na Primeira Divisão.


Após 18 rodadas, classificaram-se os oito melhores para as quartas de final (mata-mata). Após, veio a semifinal, onde o CD Honduras El Progresso eliminou o Vida e Motagua eliminou o Olímpia. Na final, jogo de ida: 3 a 3. No jogo de volta, novo empate: 1 a 1. Empate na prorrogação, sem abertura da contagem. A decisão terminou na marca da cal, com o CD Honduras El Progresso levando a melhor: 4 a 1. O jejum do tradicional Motagua aumentou, já que não leva a taça desde a temporada 2010/2011.


PANAMÁ

Agora, o Panamá. As dez equipes jogaram entre si, se classificando quatro para a fase semifinal. O Chorrillo eliminou o Chepo e o Arabe Unido passou pelo Plaza Amador. A semifinal que foi disputada em jogos de ida e volta, porém a decisão foi apenas em uma partida.

Foto: Facebook/Arabe Unido


O Arabe Unido levantou a taça ao bater o Chorrillo por 3 a 0, nas penalidades, após empate por 1 a 1 no tempo normal. O jogo que aconteceu no estádio Armando Dely Valdes, em Colón. 


TRINIDAD E TOBAGO 

O Campeonato (Pro League) segue em andamento. Ainda falta uma rodada para o término da fase classificatória. O líder é o Defence Force, com 17 pontos ganhos. O Police vem em segundo, com 15 pontos ganhos. O campeonato que é disputado por 10 clubes. Caledonia Fire e Sando seguram as duas últimas posições.


MÉXICO 

Um dos campeonatos de futebol mais envolvente, o Mexicano, teve o Tigres como o grande campeão. O time contando com os brasileiros Rafael Sobis e Juninho, levou a melhor sobre o Pumas, ficando assim com a taça. O Tigres havia conseguido uma enorme vantagem na partida de ida: 3 a 0. Veio o segundo duelo e aconteceu o que muitos não esperavam. O Pumas mostrou muita garra e determinação para fazer 3 a 0, levando a decisão da taça para o tempo extra, que terminou em 1 a 1. Uma final digna de duas grandes equipes. Nas penalidades, o Tigres ficou com o caneco (4 a 2) e pela quarta vez em sua história (1977-1978/1981-1982/2011 e 2015). O ano para o Tigres foi dos mais comemorados pelos seus torcedores, com o clube chegando até mesmo a grande final da Copa Libertadores da América, após eliminar o Internacional de Porto Alegre. Na final da competição sul-americana acabou perdendo para o River Plate. 


ESTADOS UNIDOS 

A MLS (Liga de Futebol Profissional Norte Americano) teve como campeão o Portland Timbers. Na final a equipe derrotou o Columbus Crew pelo placar de 2 a 1.

Foto: Getty Imagens


Foi a primeira conquista da história do clube, que levou as ruas uma multidão de torcedores, que comemoraram muito o feito inédito. O clube da região do Oregon, que tem apenas cinco anos de fundação e já pôde contemplar uma grande conquista.