quinta-feira, 10 de março de 2022

Gasolina em refinaria privatizada na Bahia custa 27,4% mais que a vendida pela Petrobras

R7

A gasolina na Refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves, na Bahia, vendida pela Petrobras ao fundo de investimento árabe Mubadala, já está custando 27,4% mais que a comercializada pela estatal, segundo estimativas do OSP (Observatório Social da Petrobras), organização ligada à FNP (Federação Nacional dos Petroleiros).

A diferença no valor do diesel S-10 é ainda maior, 28,2%, informou o OSP. Os combustíveis comercializados pela refinaria baiana, privatizada em dezembro de 2021, tiveram novo reajuste no último sábado (5), o quinto aumento só neste ano. Mataripe tem hoje os combustíveis com os preços mais elevados do Brasil, em comparação com os valores praticados pelas refinarias da estatal.

Segundo o levantamento, a gasolina na Bahia deverá ficar mais cara que no Rio de Janeiro, hoje o estado com os maiores preços e o maior ICMS do país.

Devido aos aumentos, a Bahia é o estado com menor defasagem em relação aos preços internacionais. No porto de Aratu, a defasagem do diesel e da gasolina nesta terça-feira (8) era de 16% e 11%, respectivamente. Já nos demais portos do país, a defasagem chega a 36% no caso do diesel e de 32% no da gasolina.

"Chegamos a um momento em que a população deve decidir se seguiremos com a agenda privatista ou se manteremos os ativos estatais da Petrobras. Se o processo de privatização do parque de refino da companhia continuar, isso que está acontecendo na Bahia se ampliará para o restante do Brasil", afirma Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais).

Ele ressaltou que a guerra na Ucrânia acentuou o problema, mas que o encarecimento da gasolina e do diesel na Bahia já é estrutural com a privatização.

No Golfo do México, que serve como referência para o Preço de Paridade de Importação, política de preços da Petrobras, o aumento do valor da gasolina foi de 15% na semana passada, informa Dantas.

"Entretanto, os custos para produzir gasolina e diesel no Brasil não mudaram. O único custo que aumentou foi o pagamento de participações governamentais. A Petrobras pode, sim, segurar os preços localmente sem que haja prejuízos contábeis. O último resultado, com lucro líquido de R$ 106 bilhões e distribuição de dividendos de R$ 100 bilhões, mostra quanta gordura a empresa tem para queimar", conclui o economista.

(Agência Estado)

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