segunda-feira, 28 de março de 2022

Atlético x Cruzeiro: data, horário e regulamento da final do Mineiro

FMF

A final do Campeonato Mineiro está definida. Atlético e Cruzeiro farão a decisão em jogo único no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no próximo sábado, dia 2 de abril, às 16h30. Na semifinal, o Galo eliminou a Caldense após vencer os dois confrontos (2 a 0, na ida, e 3 a 0, na volta), enquanto a Raposa despachou o Athletic (2 a 0, na ida, e 2 a 1, na volta).

O que diz o regulamento do estadual quanto à final única? Existe alguma vantagem para o clube de melhor campanha? Como será a divisão das torcidas?

Veja abaixo o que foi estabelecido pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Data

O campeão mineiro de 2022 será conhecido em jogo marcado para o próximo sábado, 2 de abril, às 16h30. Haverá transmissão da TV Globo.

Estádio

Conforme o art. 16, o mando de campo pertence à FMF, que designará o estádio por meio da Diretoria de Competições.

 O Mineirão foi definido pela entidade como palco do encerramento do estadual.

 Critério de desempate

Segundo o art. 18, o critério de desempate em caso de igualdade no tempo normal é a disputa por pênaltis. Ou seja, não há qualquer vantagem ao líder da primeira fase.

 Melhor campanha

O art. 16, parágrafo 1, ressalta que o melhor colocado nas 11 rodadas terá preferência na escolha de uniformes, vestiários e banco de reservas. O Atlético é dono dessa vantagem. 

 Abertura para a imprensa 

A FMF determinou no art. 17, parágrafo 2, a abertura de atividades específicas dos clubes para a imprensa (coletivas, treinos, geração de conteúdo, etc.).

 Torcidas 

Os parágrafos 4 e 5 do art. 17 tratam do público no estádio. A ideia é liberar 50% da carga dos ingressos para cada clube, desde que haja anuência dos órgãos de segurança.

A Polícia Militar de Minas Gerais deu sinalização positiva quanto à realização da final do Mineiro com torcida meio a meio no Mineirão.

Renda 

Por fim, o art. 17, parágrafo 3º, ressalta que a renda líquida com bilheteria será igualmente dividida entre os finalistas, independentemente do resultado.

Campanhas 

Garantidos na decisão, Atlético e Cruzeiro terminaram a primeira fase do Mineiro na primeira e terceira posição, com 28 e 22 pontos, respectivamente.  Já o Athletic, grande surpresa desta temporada, teve a segunda melhor campanha, com 25. A Caldense, por sua vez, fechou o G4 na quarta colocação, com 18.

 No primeiro duelo das semifinais, o Atlético venceu a Caldense por 2 a 0, no Mineirão, com mando de campo da Veterana. Enquanto isso, o Cruzeiro derrotou o Athletic por 2 a 0, também no Gigante da Pampulha, e largou em vantagem.

Nas partidas de volta também no Mineirão, Galo e Raposa voltaram a vencer seus respectivos confrontos. O Alvinegro goleou a Caldense por 3 a 0, enquanto o clube celeste bateu o Esquadrão de Aço por 2 a 1.

(Superesportes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.