sábado, 19 de março de 2022

Ipatinguense é convocado e vai defender a seleção italiana

Reprodução/Twitter

Formado nas categorias de base do Atlético, o atacante mineiro João Pedro, natural de Ipatinga, no Vale do Aço, foi convocado pela primeira vez pela Seleção Italiana.

A lista do técnico da Itália, Roberto Mancini, foi anunciada nesta sexta-feira (18) e tem 33 nomes chamados para a repescagem das Eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2022.

João Pedro é ítalo-brasileiro, tem 30 anos, atua pelo Cagliari e havia participado de uma preparação no CT da Azzurra em janeiro. Os outros ítalo-brasileiros na relação são o lateral Emerson Palmieri, do Lyon, e o meio-campista Jorginho, do Chelsea.

Também havia a expectativa para uma possível convocação de Mario Balotelli, que participara da sessão de treinamentos em janeiro, mas Mancini não chamou o atacante do Adana Demirspor. A Itália enfrenta a Macedônia do Norte em 24 de janeiro, em Palermo, com promessa de casa cheia.

Se vencer, a seleção tetracampeã mundial pega Portugal ou Turquia fora de casa, em 29 de março, para definir uma das vagas restantes na Copa do Catar.

Destaques no título da Eurocopa em 2021, o lateral Spinazzola e o atacante Chiesa estão fora por lesão.

Carreira de João Pedro

O mineiro chegou ao Atlético ainda novo, iniciou a trajetória nas categorias de base e passou a ser convocado com frequência para a Seleção Brasileira sub-20 (chamados para a principal nunca ocorreram).

Em 2010, subiu para o profissional e disputou 13 jogos. Pouco depois da estreia, foi negociado com o Palermo, da Itália.

Depois, passou por Vitória de Guimarães, de Portugal, e Peñarol, do Uruguai, antes de retornar ao Brasil para defender o Santos. Do Peixe, retornou à Europa e de lá não saiu mais.

A volta ao Velho Continente foi em Portugal, com a camisa do Estoril. Depois de duas temporadas, foi contratado na temporada 2014/2015 pelo Palermo, clube que defende até hoje.

Destaque especialmente nas últimas três temporadas, João Pedro acumula dez gols e quatro assistências em 30 jogos em 2021/2022.

Confira abaixo a convocação completa da Azzurra para a repescagem:

Goleiros: Alessio Cragno (Cagliari), Gianluigi Donnarumma (PSG), Pierluigi Gollini (Tottenham) e Salvatore Sirigu (Genoa).

Defensores: Francesco Acerbi (Lazio), Alessandro Bastoni (Inter), Cristiano Biraghi (Fiorentina), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Emerson Palmieri (Lyon), Alessandro Florenzi (Milan), Luiz Felipe (Lazio) e Gianluca Mancini (Roma).

Meio-campistas: Nicolò Barella (Inter), Bryan Cristante (Roma), Jorginho (Chelsea), Manuel Locatelli (Juventus), Lorenzo Pellegrini (Roma), Matteo Pessina (Atalanta), Stefano Sensi (Sampdoria), Sandro Tonali (Milan) e Marco Verratti (PSG).

Atacantes: Andrea Belotti (Torino), Domenico Berardi (Sassuolo), Ciro Immobile (Lazio), Lorenzo Insigne (Napoli), João Pedro (Cagliari), Matteo Politano (Napoli), Giacomo Raspadori (Sassuolo), Gianluca Scamacca (Sassuolo), Mattia Zaccagni (Lazio) e Nicolò Zaniolo (Roma).

(Agência ANSA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.