sexta-feira, 20 de março de 2020

Fabriciano começa a vacinação contra a gripe no dia 23 de março; Idosos receberão as doses em casa

As Unidades Básicas de Saúde de Coronel Fabriciano já estão preparadas para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. 


Divulgação/PMCF
Primeiro, serão vacinados pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Os demais grupos prioritários também serão imunizados, conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, na unidade de saúde de sua referência.

Em Fabriciano, a Prefeitura vai vacinar a população idosa em casa. A medida é mais uma ação preventiva contra o coranavírus no município. Pessoas com idade avançada são mais suscetíveis ao agravamento de quadros gripais e ao Coronavírus, podendo evoluir para óbito. O objetivo é evitar que idosos usem o transporte coletivo e frequentem lugares com aglomerações, inclusive, nas unidades de saúde.

“A vacinação domiciliar vai seguir um cronograma montado pela Secretaria de Saúde e já começa a partir desta segunda-feira, 23. Tudo isso é para garantir a proteção e segurança dos nossos idosos”, reforça o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Está garantida a imunização domiciliar de pacientes acamados cadastrados na rede municipal e a distribuição de doses para os internos do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, funcionários e pacientes do Hospital Dr. José Maria Morais e trabalhadores da saúde.

A vacinação será realizada em 3 etapas, com período de imunização específico para cada grupo alvo da campanha. Exceto os idosos, as doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde, conforme o horário de funcionamento das salas de vacinas. É necessário apresentar a caderneta de vacinação para atualização e o cartão do SUS. Em Fabriciano, têm direito a vacina contra a influenza cerca de 40 mil pessoas, e a meta é imunizar até 90% deste público.

A campanha vai até o dia 23 de maio e o Dia D de Mobilização Nacional está agendado para 9 de maio.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

23 de março a 16 de abril: pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde (público e privado);

16 de abril a 9 de maio: professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população carcerária;

9 de maio a 23 de maio: crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, adolescentes de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), doentes crônicos e adultos de 55 a 59 anos.

(PMCF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.