BUSCA

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Policiais militares de Minas Gerais devem usar taser e câmeras na farda a partir de outubro

Polícia Militar

Minas Gerais começa a definir os detalhes do projeto-piloto que colocará câmera nas fardas dos policiais militares de todo o estado.

Uma reunião entre o Ministério Público estadual e a Polícia Militar nessa quinta-feira iniciou a construção do projeto.

A expectativa é de que em outubro os agentes estejam usando câmeras no fardamento e também usem armas de menor potencial ofensivo, os tasers.

Em 2021, o MPMG aprovou R$ 4,2 milhões para a compra dos aparelhos de filmagem e o mesmo valor para a aquisição de armas de choque. Se o uso da primeira leva dos materiais apresentar resultados satisfatórios, a ideia é que todo o contingente policial do estado seja treinado e passe a utilizar câmeras na farda.

“O uso das câmeras, em conjunto com os outros equipamentos, irá produzir maior segurança para o trabalho policial e trazer maior transparência para a ação. E o projeto-piloto nos dará condições de avaliar o funcionamento e de desenhar o melhor uso desses equipamentos”, afirmou o chefe do Estado-Maior, Coronel Eduardo Felisberto Alves.

A PM realiza o processo de aquisição dos equipamentos e a elaboração do procedimento operacional padrão. Em seguida, a corporação realizará o treinamento da tropa.


O Ministério Público de Minas Gerais confia que a utilização das câmeras, armas de menor potencial ofensivo e o treinamento dos militares vai proporcionar melhor estrutura para combate ao crime.

“Também vai ser um elemento de aprimoramento do trabalho policial e de otimização do emprego de força. Assim teremos uma polícia cada vez mais tecnológica, com normativas próprias e treinamentos apropriados, cumprindo com sua finalidade de proteger os seres humanos”, disse o promotor Francisco Angelo Silva Assis.

A expectativa é que no final do ano, MPMG e PMMG tenham um relatório sobre o projeto-piloto.

“Vamos trabalhar o projeto-piloto em todo o estado, porque precisamos testar o funcionamento desses equipamentos nas diversas realidades, tanto sociais e culturais, como de interação com a comunidade”, ressaltou o Coronel Eduardo Felisberto Alves.

A Justiça espera com a ação trazer mais segurança para os militares e para o cidadão.

“Esperamos para este ano já ter resultados sobre o uso desses equipamentos, tanto para a proteção do policial - que terá como melhor fundamentar suas intervenções, evitando o uso de arma de fogo em certos casos - quanto para o cidadão, que terá mais um elemento de proteção”, ponderou o promotor Francisco Angelo Silva Assis

Os órgãos ainda não divulgaram as cidades que serão escolhidas como teste para o projeto.

Sucesso em São Paulo

Atualmente, 18 batalhões paulistas utilizam as câmeras durante o trabalho policial, que inclui patrulhamentos nas ruas, abordagens e até perseguições a suspeitos. Desde que eles passaram a usar os equipamentos, em junho do ano passado, até setembro, o número de mortes decorrentes da atividade policial caiu 46% em todo o estado, na comparação com o mesmo período de 2020.

A PM informou ao g1 que mais 15 batalhões do estado passarão a usar os equipamentos a partir de 31 de janeiro de 2022. A expectativa da PM é a de que 33 batalhões paulistas tenham as câmeras até o final deste ano, alcançando todas as unidades da capital e da Grande São Paulo.

O programa de implantação de novas 7 mil câmeras, tem três fases. A primeira forneceu 2.539 equipamentos a partir de 31 de janeiro. A segunda fase distribuiu, em abril, 2.556 câmeras, e a terceira, pretende equipar os militares com mais 1.905 unidades até agosto.

A corporação não informou qual o nome da empresa vencedora da licitação das 7 mil câmeras nem quanto pagou pela compra dos equipamentos.

Além da capital, batalhões de mais sete cidades do estado já possuem as câmeras: São Bernardo do Campo, Carapicuíba, Sumaré, São José dos Campos, Campinas, Guarujá e Santos. Com a aquisição de mais equipamentos, outros municípios também passarão a contar com eles.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.