sábado, 5 de dezembro de 2015

ESPECIAL COPA LIBERTADORES 2016! Já conhecidas 27 das 38 equipes participantes

Competição promete com a participação de camisas tradicionais do futebol sul-americano

10:19 05/12/2015
José Dias Sorriso

Foto: Reprodução/Monumental de Nuñez em dia de decisão
A Copa Libertadores da América 2016 promete disputas acirradas entre as principais equipes do continente. A Libertadores que contará com a participação de 38 equipes, sendo que, 27 delas já são conhecidas para a próxima temporada. 

O futebol brasileiro já conta com quatro equipes garantidas na fase de grupos, que são elas: Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras. O Corinthians foi campeão brasileiro. O Palmeiras ficou com uma das vagas após ganhar a Copa do Brasil, batendo o Santos nas penalidades. Atlético-MG e Grêmio já tem vaga assegurada, faltando apenas uma rodada para o término do Brasileirão e assim conhecer quem fica em segundo e terceiro lugar -, respectivamente. 

A quinta vaga que garante um dos clubes na fase Pré-Libertadores é disputa por São Paulo e Internacional. O Time do Morumbi está melhor colocado e depende apenas de si nesta última rodada do Brasileirão. O São Paulo vai à Goiânia, onde encara o Goiás, enquanto que, o Internacional terá o Cruzeiro, em Porto Alegre. O Atlético-MG foi o último brasileiro a ter levantado a taça da Libertadores (2013).

Na Argentina já temos garantidos na competição clubes super tradicionais e que irão chegar fortes na competição, como são os casos de Boca Juniors (campeão nacional), River Plate (atual campeão da Libertadores), San Lorenzo (vice-campeão argentino nesta temporada), além de Rosário Central (vice-campeão da Copa Argentina) e Huracán (melhor clube argentino na Sul-Americana). O futebol argentino que defende o seu posto no maior torneio de clubes do continente, já que ganhou nos dois últimos anos, com San Lorenzo (2014) e River Plate (2015). 

Como já de costume em uma Libertadores, a presença dos maiores clubes do futebol uruguaio, que mais uma vez irão participar de uma edição. O Nacional foi o grande campeão uruguaio e o Peñarol ficou com o vice. O River Plate/URU também se garantiu por ter ficado com a terceira colocação geral no ano no país. 

Foto: Getty Imagens/Torcidas fazem a maior 
festa na América
São conhecidos também pelo menos dois, dos três representantes paraguaios. O Cerro Porteño foi o campeão do Torneio Apertura. O Guarani garantiu o seu lugar por melhor pontuação geral na tabela de classificação. O clube auri-negro que espera repetir a boa campanha do último ano, quando ficou entre os quatro melhores do torneio. Na busca pela terceira vaga do país está o Olímpia, que joga neste domingo dependendo apenas de si para ficar com o título do Torneio Clausura, o que lhe garantirá a vaga. Na briga pelo caneco, o ''Decano'' lidera com 43 pontos ganhos, faltando apenas a realização da última rodada do Campeonato Paraguaio que acontecerá neste final de semana. O time encara o Deportivo Santaní, no estádio Defensores Del Chaco. O Cerro Porteño, com vaga já garantida luta também pelo título do Clausura. Os ''Azulgranas'' são vice-líder com 41 pontos ganhos e nesta última rodada encara o Sol de América, fora de casa. 

No Chile não teremos por inteiro o tradicional trio: Colo Colo, 'La U' e Universidad Católica. Pelo menos um deles não estará presente na Libertadores dessa vez. O Cobresal, que surpreendeu, foi o campeão do Clausura, ficando com uma das vagas de forma direta na fase de grupos. A Universidad de Chile garantiu o seu lugar depois de vencer a Copa do Chile (seu quinto título nesta competição), batendo nas penalidades o grande rival Colo Colo. A terceira e última vaga do país ficará entre a Universidad Católica e o Colo Colo, que fazem uma disputa acirrada no Torneio Apertura (ponto a ponto). 

Veja outros clubes já garantidos na Libertadores 2016: 

MÉXICO: Pumas, Toluca e Puebla

BOLÍVIA: Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero

VENEZUELA: Táchira, Trujillanos e Caracas

COLÔMBIA: Deportivo Cali

EQUADOR: LDU