segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Vasco é campeão brasileiro de futebol americano

Decisão dramática foi contra o Timbó Rex 

15/12/2014 14:03:25



(Foto: Site Oficial do Vasco da Gama)

Acabou a espera. Depois de perder duas finais do Torneio Touchdown, o Vasco da Gama Patriotas finalmente pode soltar o grito de campeão. Com um field goal certeiro no último lance da decisão, o time carioca venceu o Timbó Rex, de Santa Catarina, de maneira dramática, por 24 a 22, neste sábado (13 de dezembro), no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo.


O JOGO

Em sua segunda campanha na partida, os Patriotas abriram o placar da decisão. A duas jardas da end zone, o quarterback Lucas Shaw acertou um belo passe para Rudá Magalhães, que recebeu sem dificuldades para anotar o primeiro touchdown do jogo.

A conexão Shaw/Magalhães funcionou novamente nos segundos finais do primeiro quarto, quando o QB encontrou o recebedor livre do lado direito do campo para mais um touchdown. 14 a 0 para os cariocas ao final dos 15 minutos iniciais.

Os catarinenses reagiram na primeira campanha do segundo período. Em uma quarta descida na linha de três jardas, o quarterback Jordan Boykin correu para a direita, escapou de um tackle e entrou na end zone. Confiante após tirar o zero do placar, o T-Rex optou pela conversão de dois pontos e conseguiu converter com Victor Valdez. 14 a 8 no marcador.

A resposta do Vasco foi imediata. Depois de passe perfeito de Lucas Shaw, Joshua Canup entrou na end zone pelo lado esquerdo do ataque. 21 a 8 depois do extra point.

Na sequência, após uma quarta descida malsucedida na linha de 11 jardas do campo de defesa, o T-Rex deixou o rival em situação privilegiada para pontuar. No entanto, os Patriotas retribuíram o favor, já que Andrew Bernardini interceptou um passe de Lucas Shaw na end zone.

O terceiro quarto começou com um retorno espetacular de Clair José até a linha de 27 jardas do campo de ataque. No entanto, Boykin lançou uma intercepção nas mãos de André Luís Aguiar logo no início da campanha dos catarinenses, devolvendo a posse de bola.

O momento do jogo virou novamente na jogada seguinte. Lucas Shaw tentou passe para a esquerda, mas André Bertling interceptou e correu até a end zone para reduzir a desvantagem do T-Rex: 21 a 14, após a tentativa de conversão de dois pontos dar errado.

Ainda no terceiro período, o Vasco teve a chance de colocar mais três no placar, mas um snap ruim acabou frustrando as expectativas de field goal dos alvinegros.

No último quarto, os cariocas desperdiçaram outra oportunidade de converter um field goal. O chute saiu à esquerda das traves.

O T-Rex não perdoou os erros do rival e castigou. Boykin disparou um passe em profundidade na end zone e Diego Luiz fez a recepção para colocar mais seis pontos no placar. Ousados mais uma vez, os catarinenses foram para a conversão de dois pontos para tentar a virada. E conseguiram com uma corrida para a direita de Boykin: 22 a 21.

A partir daí, o jogo ganhou contornos dramáticos. Apoiados pelo eficiente jogo corrido de Rômulo Ramos, os Patriotas caminharam o campo todo e ficaram em condições de chutar o field goal da vitória no último lance. Ryan Homem Silva foi perfeito no chute e deu o primeiro título do Torneio Touchdown ao Vasco.

Confira a lista dos campeões do Torneio Touchdown:

2009 – Fluminense Imperadores
2010 – Vila Velha Tritões
2011 – Corinthians Steamrollers
2012 – Corinthians Steamrollers
2013 – Jaraguá Breakers
2014 – Vasco da Gama Patriotas

Divulgação: Textual/Fox Sports