terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mais de 30 clubes já garantidos na próxima edição da Copa Libertadores

Confira os clubes já classificados para a Copa Libertadores 2017
A próxima edição da Copa Libertadores da América já tem 32 equipes garantidas. O mais tradicional torneio de futebol entre clubes do continente sul-americano teve como último campeão o Atlético Nacional, de Medellín.

Comandado por Reinaldo Rueda, o time colombiano ''sobrou'' na competição, levantando a taça contra o surpreendente Independiente dell Valle, do Equador. A equipe verdolarga que está garantida na edição 2017.


A 32ª equipe a garantir a vaga para a Copa Libertadores da América do próximo ano foi a Chapecoense - declarada nesta segunda-feira pela Conmebol como campeã da Copa Sul-Americana. O torneio em 2017 terá algumas novidades, sendo uma delas o número de equipes participantes: 44 no total. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 21 de dezembro, na sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai.

Faltando ainda algumas vagas, o Brasil já tem além da Chapecoense, o Palmeiras (campeão nacional), Flamengo, Santos e Atlético-MG garantidos na disputa da competição. Na próxima edição da Copa Libertadores, 28 clubes irão entrar de forma direta na fase de grupos. Além da Chapecoense que é uma das equipes ''caçulinhas'' no torneio, o Atlético Tucumán (Argentina), Zulia e Carabobo (ambos da Venezuela) e Sport Boys (Bolívia) estarão participando pela primeira vez do maior torneio de clubes do continente.

Equipes tradicionais não estarão presentes em 2017. Campeão em seis oportunidades (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007), o Boca Juniors, da Argentina, ficará de fora. Outro clube tradicional do país, o River Plate, corre o risco de também não ser incluído na lista, caso não vença a Copa Argentina. A decisão será contra o Rosario Central. O Cerro Porteño, uma das mais gloriosas camisas do futebol paraguaio e com 38 participações em Copa Libertadores, também não conseguiu garantir o seu passaporte.

O Brasil tem sete vagas, enquanto que a Argentina tem seis, Colômbia e Chile (4); Bolívia, Paraguai, Equador,  Peru, Venezuela e Uruguai (3). A Conmebol estuda ainda a lacuna deixada com a não participação dos clubes mexicanos. Os países com menos clubes incluídos são cogitados para ficarem com as vagas.

Confira os times já garantidos na Copa Libertadores 2017:

Argentina

Estudiantes

Godoy Cruz

Atlético Tucumán

Lanús

San Lorenzo


Bolívia

Sport Boys

Jorge Wilstermann

The Strongest


Brasil

Chapecoense

Palmeiras

Flamengo

Santos

Atlético-MG


Chile

Universidad Católica


Colômbia

Atlético Nacional

Independiente Medellín

Independiente Santa Fe

Millonarios


Equador

Barcelona de Guayaquil

Emelec

El Nacional


Paraguai

Libertad

Guaraní

Olimpia


Peru

Melgar

Sporting Cristal


Uruguai

Peñarol

Nacional

Cerro


Venezuela

Zamora

Zulia

Carabobo


Foto: Divulgação/Conmebol