domingo, 23 de novembro de 2014

Aos 47 do segundo tempo, Ajax marca, vira sobre o Talismã e larga na frente na decisão

23/11/2014 20:19:01

Foto: Cida Carvalho
Um jogo digno de duas grandes equipes. Foi assim a partida em Cachoeira Escura, pelo jogo de ida da grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente. O duelo no estádio Jurandir Ferreira estava cercado de expectativas e o que se viu foi muita disputa entre Talismã e Ajax.

Após uma primeira fase impecável e passar por adversários de respeito na segunda fase, estava em cheque quem venceria o primeiro confronto da finalíssima. O Ajax que venceu a partida pelo placar de 2 a 1 e foi de virada, podendo até mesmo empatar na partida de volta, que mesmo assim ficará com a taça de campeão. Ao Talismã, resta buscar o resultado partindo na tentativa de reverter a vantagem adversária, e para isso contará com as apostas nos atletas de experiência e acostumados a decisão.

O JOGO

O duelo no estádio Jurandir Ferreira, em Cachoeira Escura, pelo primeiro jogo da grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente foi muito disputado e mostrou o porque de se ver os dois melhores times da competição na decisão. O Ajax se garantiu na final depois de eliminar o Braúnas, enquanto que, o Talismã, chegou a finalíssima depois de eliminar o Oriente, em dois jogos incontestáveis.

Neste domingo, O Talismã ensaiou ir para cima, logo no primeiro minuto. Mas, o Ajax, deu em sequência a resposta, em jogada que Washington e Jeguinho tabelaram, com este último não conseguindo concluir, depois de chegar na cara do goleiro Marão.

E, não demorou muito, até que pela primeira vez as redes se estufaram. Escanteio cobrado por Juninho Xerife, que o zagueiro Uarlei subiu no ‘’último andar’’ e testou para baixo, sem chances para o goleiro Bocão, que viu a bola morrer no fundo de suas redes: 1 a 0 para o Talismã. Eram decorridos apenas 7 minutos de partida quando o time da casa anotou para delírio e comemoração geral de seus torcedores.

O gol manteve o Talismã completamente focado no embate e de contínuo na pressão para se chegar ao segundo gol, o que traria tranquilidade. Até que, surge a penalidade sobre o atacante Washington, que acabou derrubado dentro da grande área. O árbitro Deivisson Mendell não exitou em marcar, após a não concordância dos atletas do Talismã e apontou para a marca da cal. Dalbert bateu e fez o seu 12º gol na competição, sendo o principal artilheiro: Talismã 1 x 1 Ajax.

Com o gol da igualdade, a situação do jogo se inverteu, passando de um Talismã que controlava o jogo, para um Ajax acordado na partida. O Ajax que quase conseguiu a virada ainda na etapa inicial, por intermédio de Jeguinho. O camisa 10 chutou de fora da área e a bola passou bem próximo a trave do goleiro Marão – um perigo. O primeiro tempo que ficou marcado por muitos erros de passes, mas as equipes quando estavam de posse da bola buscavam a todo instante fazer as jogadas fluírem.

Max Túlio cobrou uma falta venenosa e por muito pouco não foi as redes do Ajax, depois da bola pegar um efeito contrário. O confronto estava lá e cá, com o Talismã depositando as suas fichas nos homens que tem o poderio de conclusão, assim como eram feitas as jogadas por parte do Ajax. Antes de finalizar a primeira etapa, sobrou tempo para Washington e Dalbert trabalharem uma bola, mas no arremate, o goleiro Marão estava no centro do gol e agarrou com firmeza, sem dar o rebote para os atletas belo-orientinos.

Após a parada para o intervalo, as duas equipes tinham em mente a responsabilidade de se sair com um bom resultado no duelo de ida da grande decisão. O meia Juninho cobrou falta com muita força e o goleiro Bocão fez a defesa, logo no primeiro lance real de perigo do tempo derradeiro. O Ajax não aceitou a investida do Talismã e deu a resposta através de Marquinhos do Bagre, em um chute de fora da área, mas sem endereço.

Quem criava as melhores jogadas da equipe alvirrubra de Cachoeira Escura era o meia-atacante Juninho e suas bolas alçadas na área, em especial para a cabeça de Uarlei, assim como aconteceu no lance do gol no primeiro tempo. As jogadas sempre levavam perigo para o gol de Bocão.

Quando a partida parecia definida e o empate decretado em 1 a 1, eis que surge o lance capital da partida. Lançamento na área e o lateral-direito Pretinho toca a mão na bola. Pênalti bem marcado pelo árbitro Deivisson Mendell - isto já na marca de 47 minutos do segundo tempo. O Ajax estava com a grande chance de fazer e conseguir o bom resultado no jogo de ida da grande final. Quem ajeitou a bola foi o atacante Redbull, que bateu e marcou o seu sexto gol na competição – o goleiro Marão chegou a tocar na bola que morreu em seu canto direito. 

Bola na rede e 2 a 1 para o Ajax que pode até empatar na partida de volta, domingo (30), no Menezão, às 14h40, que ainda assim ficará com o título inédito do Campeonato Amador de Belo Oriente em 2014. O jogo está programado para tal horário devido a possibilidade de disputa por pênaltis.