sábado, 14 de maio de 2016

Com hat-trick de Luiz Suárez, Barcelona sagra-se campeão da La Liga

14:41 14/05/2016
José Dias Sorriso

Foto: Divulgação/Facebook/Barcelona


O Barcelona conquistou o título do Campeonato Espanhol temporada 2015/2016. O clube comandado por Luis Enrique bateu o Granada por 3 a 0, neste sábado, fora de casa, chegando aos 91 pontos ganhos - um à frente do rival Real Madrid. 
O uruguaio Luiz Suárez fez um hat-trick na partida. Ele marcou aos 22 e 38 minutos do primeiro tempo. A contagem foi fechada aos 34 minutos do segundo tempo. 

O rival Real Madrid dificultou a taça ir para as mãos do Barcelona, pois, bateu o Deportivo La Coruña por 2 a 0, com dois gols do português Cristiano Ronaldo. O primeiro gol dele na partida saiu aos 7 minutos e o segundo aos 25 minutos - ambos na etapa inicial. Um tropeço do Barcelona mudaria os rumos da taça, porém, não ocorreu. 

Nas últimas dez  temporadas, o Barcelona conquistou seis títulos, deixando para trás os rivais Real Madrid, que somou três e, o Atlético de Madrid, que ganhou uma vez.  

O atacante uruguaio Luis Suárez, com o hat-trick frente a equipe do Granada, chegou aos 40 gols na competição (14 gols nas últimas 5 rodadas), sendo o artilheiro isolado e grande favorito para levar o prêmio de melhor jogador da temporada 2015/2016. O português Cristiano Ronaldo termina a competição como vice-artilheiro com 36 gols.

O ataque do clube catalão, formado por jogadores sul-americanos: Messi, Suárez e Neymar - anotou 112 gols - contra 110 do rival Real Madrid. Barcelona, Real e Atlético de Madrid garantiram vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O Villarreal vai disputar a fase de qualificação. 

Na Liga Europa, a vaga direta na fase de grupos ficou para o Athletic Bilbao (5º colocado). Celta de Vigo (6º) e Sevilla (7º) irão disputar a fase de qualificação. 

O Sevilla que está na grande decisão deste ano, onde irá enfrentar em Basel, na Suiça, a equipe do Liverpool, na briga pela taça.