terça-feira, 24 de maio de 2016

NA CHINA! Projeto de Vanderlei Luxemburgo não está dando muito certo

21:43 24/05/2016
José Dias Sorriso

Foto: Divulgação - Luis Fabiano (E), Luxemburgo (C) e Jadson (D)


Pelo Jeito, o projeto traçado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo não vem dando certo. Ele que desde quando deixou a equipe do Cruzeiro, partiu rumo ao futebol asiático, onde atualmente comanda a equipe do Tianjin Quanjian, da segunda divisão do futebol chinês. O clube que antes de fazer a sua estreia no campeonato nacional, havia realizado uma série de cinco amistosos de pré-temporada pelo Brasil e acumulando cinco derrotas. 

O primeiro jogo foi contra o XV de Piracicaba e o time conheceu a sua primeira derrotada: 2 a 1. Na sequência, veio a enfrentar a equipe do Bragantino e acabou sofrendo uma goleada pelo placar de 4 a 0. 

Veio o duelo contra o Taubaté-SP e um novo revés da equipe: 4 a 2. O compromisso com o Vitória foi o mais complicado de todos e o Tianjin Quanjian não suportou o time baiano, sendo goleado pelo placar de 5 a 1. 

A Portuguesa recebeu o time chinês no estádio do Canindé, fechando a passagem do clube pelo território nacional. A Lusa venceu por um apertado 1 a 0. Vanderlei Luxemburgo teve vários motivos para se preocupar e o reflexo está patente diante dos olhos de todos atualmente. 

O Tianjin estreou com vitória na segundona chinesa, vencendo o Qingdao Huanghai por 3 a 0, fora de casa. Veio o segundo jogo e o torcedor do clube tinha tudo para se empolgar com a goleada de 5 a 2 aplicada sobre o Zhejiang Yiteng, também fora de seus domínios. 

No primeiro jogo em casa, frustra a torcida com um empate por 1 a 1 com o Hunan Xiangtao. Na quarta rodada, uma vitória por 1 a 0 sobre o Beijing. Na quinta rodada, um novo triunfo: 2 a 0 sobre o Dalian. Na sexta rodada, empate por 0 a 0 com o Nei Mongol: 0 a 0. Veio a sétima rodada e o time de Vanderlei Luxemburgo foi derrotado pelo Shenzhen pelo placar de 1 a 0. 

Na oitava rodada, a derrota por 3 a 2 para o Qingdao Jonoon. Na nona rodada, uma nova derrota. Desta vez, para o Shanghai Shenxin por 2 a 1. Na 10ª e última rodada que disputou, a equipe empatou com o Wuhan Zall por 1 a 1, com o gol sendo anotado pelo ex-são paulino Luis Fabiano. 

De expressivo mesmo, foi o resultado pela Copa da Liga Chinesa, vencendo o Chongqing Lifan por 4 a 0 e avançando a fase seguinte. Luis Fabiano e Geuvânio deixaram as suas marcas na goleada. 

O Tianjin figura apenas na oitava colocação da segunda liga chinesa (Jia League) com 15 pontos ganhos. O líder do campeonato é o Qingdao Huanghai com 21 pontos ganhos. Além de Luxemburgo e Luis Fabiano, o clube conta em seu elenco com o ex-santista Geuvânio e o ex-corintiano Jadson.