sexta-feira, 20 de maio de 2016

Maurício Pinilla: ''O Chile não vai aos Estados Unidos para passear''

12:22 20/05/2016
José Dias Sorriso

Foto: Getty Imagens/AFP
O atacante Maurício Ricardo Pinilla, de 32 anos - atualmente defende a camisa da Atalanta-ITA - foi enfático ao dizer que a seleção chilena não irá à Copa América Centenário para ''passear''. Segundo o jogador, a seleção atual campeã da América tem um grupo de jogadores focados e compromissados com o objetivo.

Ele declarou que a equipe segue forte e a base de Jorge Sampaoli está mantida com o atual técnico Juan Antonio Pizzi no comando. Em entrevista concedida ao site BiBioDeportes, o atleta falou de vários outros assuntos, como a não convocação do ex-palmeirense Jorge Valdívia e a saída de Sampaoli, logo  após a conquista inédita da Copa América diante dos torcedores da La Roja, contra uma renomada seleção argentina.

''Pinigol'' lamentou a ausência de Valdívia na lista dos convocados e teceu elogios ao amigo: ''É uma pena que não está na lista juntamente conosco. É um grande jogador e amigo neste grupo, mas infelizmente não garantiu a sua vaga. Espero que ele possa ser reconsiderado no futuro'', disse. 

Já sobre Sampaoli, ele destacou que um dos fatores que contribuiu para a saída dele do comando da seleção chilena podem ter sido as duras críticas. Conforme as declarações de Pinilla, o treinador merecia uma valorização, ainda mais depois de conseguir um grande feito para o país, que foi campeão da Copa América pela primeira vez em sua história: 

''No Chile é o sistema. Eu acho que em outros países teriam feito uma estátua para ele'', afirmou. 

O atacante não economizou ainda nos elogios aos companheiros Vidal e Alexis Sanchez. Para ele, o time chileno só tem a ganhar com atletas da categoria dos dois: 

''Jogadores do nível de Alexis Sanchez e Arturo Vidal, não só porque é bom para jogar, mas porque você faz as coisas mais fáceis'', disse Pinilla. 

A seleção chilena voltará a campo no próximo dia 27 de maio em partida amistosa contra a seleção da Jamaica, no estádio Sausalito, em Viña del Mar.  No dia 2 de junho irá realizar uma última partida, também amistosa, antes da estreia na Copa América Centenário. O jogo será no Qualcomm Stadium, em San Diego, na California, contra a seleção mexicana.

Na Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos, no período de 3 a 26 de junho, o time chileno fará a sua estreia contra a Argentina - reeditando a decisão de 2015. O jogo acontecerá no dia 6 de junho, no Levi's Stadium, em Santa Clara, na California. 

Ainda na primeira fase, a La Roja encara a Bolívia, no dia 10, no Gillette Stadium, em Massachusetts. A equipe fecha a sua participação na primeira fase contra o Panamá, no dia 14 de junho, no estádio Lincoln Financial Field, na Pennsylvania.