sexta-feira, 1 de maio de 2020

Futuro presidente do TSE, Barroso vê “risco real” de adiamento das eleições

Foto: Nelson Jr/STF
As eleições estão marcadas para ocorrer no início de outubro. O ministro, porém, se diz contrário à prorrogação de mandatos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, nesta sexta-feira (01/05), que vê “riscos reais” de as eleições deste ano – que escolherão prefeitos e vereadores nas cidades do país – seja adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro e o segundo para o dia 25 do mesmo mês.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, disse o ministro live realizada em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Na sua avaliação, porém, não seria o caso de prorrogar mandatos até 2022, quando serão escolhidos novos presidente, governadores, deputados federais e estaduais, além de senadores.

“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, disse. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”

Barroso vai suceder a ministra Rosa Weber na presidência da corte eleitoral no final deste mês de maio.

Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.