quarta-feira, 13 de maio de 2020

Belo Oriente: sobre o alto valor em algumas contas, Copasa diz: "(culpa) pode ser de vazamento interno"

Conta enviada a nossa redação por internauta
Desde sua implantação no município de Belo Oriente, a Copasa vem sendo alvo de constantes reclamações por parte da população local, sendo a principal delas, o valor cobrado em algumas contas, conforme repassado ao FUTBLOG DO SORRISO, por populares.

A nossa reportagem esteve em contato com a Copasa nesta última terça-feira. O responsável pela coordenação da equipe que atua na cidade, disse que, os valores são cobrados conforme as regras aprovadas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG).

A Copasa para realizar suas ações em Belo Oriente conta atualmente com 13 funcionários. Há contas na cidade de Belo Oriente que ultrapassa a casa de R$ 1.000,00. Em contato com nossa redação, uma internauta reclamou e teceu duras críticas ao valor de sua conta.

O encarregado da empresa na cidade, disse ao FUTBLOG DO SORRISO: "Pode ser vazamento interno (nas instalações). A boia tem que travar. Se o relógio não para é por que tem vazamento (quando questionado)". Muitos desligam seus relógios e o mesmo segue rodando (uma das reclamações dos populares).

O que fazer se a conta de água está muito alta?

Quando constatamos que a conta de água está muito alta e o consumo de água está fora do normal, muitas vezes, não temos certeza de como proceder. Na maioria das vezes, esta situação ocorre por culpa de um vazamento.

A exemplo de contas como luz, internet e telefone, caso você considere que o valor cobrado não condiz com o seu consumo, existe a possibilidade de contestar a cobrança.

Mas o que é uma contestação? 

A contestação é uma comunicação alertando a empresa de que o valor cobrado não condiz com o consumo real de água e apresenta alguma anormalidade. Desta forma, a distribuidora de água deve verificar os problemas que ocorrem e realizar outra cobrança.

É possível contestar em caso de vazamento?

Para contestar uma conta de água, é preciso saber quais são as responsabilidades da abastecedora e quais os procedimentos para exigir os seus direitos. Quando o vazamento acontece a partir do registro para a rua, a responsabilidade é da empresa.

Mas se o vazamento ocorre dentro da residência, a responsabilidade de averiguar e consertar os vazamentos é do morador da casa. Portanto, se o vazamento de água aconteceu na parte que está sob a responsabilidade do morador, este terá que pagar a conta de forma integral e não terá como contestar a conta.

Ou seja, a contestação somente pode ser feita se o problema for detectado do registro para a rua. Mas depois de detectado e resolvido o problema, a conta deve voltar ao seu valor normal. Caso isso não ocorra, o problema pode ser outro, como a medição realizada pela empresa.

Neste caso, é possível recorrer a uma contestação. Se forem realizados todos os procedimentos de caça vazamento e nenhum foi encontrado, então pode ser que há um problema no registro ou na medição realizada pela empresa.

Como solicitar uma revisão?

Depois de contratar um profissional ou uma empresa que verifique e emita um laudo de que não há nenhum vazamento, deve-se notificar a empresa abastecedora de água para fazer uma revisão e verificar o problema.

Sempre que o consumidor relatar alguma ocorrência junto à abastecedora por motivos de alta no consumo ou problemas no medidor, entre outros, deve-se apresentar as últimas contas pagas e exigir o protocolo do registro da ocorrência.

E se o problema persistir?

Caso o problema persista, ou seja, a fatura continue alta, com valores que fogem ao padrão do seu consumo, você deve buscar ajuda por meio de uma ação judicial. (Com informações do Jurilitigio)

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