sexta-feira, 29 de março de 2019

Ipatinga registra 137 casos de acidentes com animais peçonhentos neste 1º trimestre

Foto: Prefeitura de Ipatinga
A Secretaria de Saúde de Ipatinga registrou 137 casos de acidentes de pessoas com animais peçonhentos, somente neste primeiro trimestre de 2019. De acordo com os agentes, o alto índice de ocorrências se deve ao aumento das chuvas e as altas temperaturas registradas na cidade.


Segundo a Secretaria de Saúde, em 2018 foram registrados 567 casos de pessoas mordidas ou picadas por animais peçonhentos. Deste número, 387 foram por escorpião, 67 por serpentes e 26 por aranhas. Ainda segundo a secretaria, em 2017 foram 217 casos de acidentes, 348 a menos em comparação com o ano passado.

Soros antipeçonhentos
Os casos registrados aumentam a preocupação do município em razão da redução da produção do número de soros antipeçonhentos por parte do Ministério da Saúde. Em nota, o órgão informou que “os soros são distribuídos conforme análise criteriosa, considerando a situação epidemiológica dos acidentes.

O Ministério da Saúde disse ainda que a situação está sendo gradativamente regularizada, dentro de um cronograma de entrega por parte dos laboratórios responsáveis pela produção e, consequentemente, a normalização da entrega”.

Alertas
A secretaria recomenda que a população use luvas ao mexer em entulhos, não deixar mato alto e usar botas em locais de área rural. O órgão frisa também que é importante manter a atenção em crianças, uma vez que a picada do escorpião aumenta bastante a taxa de mortalidade infantil.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, os agentes de saúde recomendam que a pessoa picada seja encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e que evite fazer muitos movimentos para evitar a absorção do veneno.

O G1 entrou em contato com prefeitura de Ipatinga, que informou que segue com programação normal de coleta de lixos, entulho, e limpeza de lotes públicos na cidade para evitar a propagação de insetos peçonhentos.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/03/29/ipatinga-registra-137-casos-de-acidentes-com-animais-peconhentos-neste-1o-trimestre.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.